São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

arte com restos de madeira

ADRIANA VIEIRA

Reciclagem, trabalho artesanal e utilidade. Essa combinação faz da marchetaria uma opção simples e até barata de hobby.
A técnica reaproveita sobras de madeira -de marcenaria, demolições ou caixotes de fruta- e juntá-las, formando um bloco de mosaico decorativo. Depois, o bloco é fatiado na espessura desejada.
A marchetaria pode ser aplicada como um revestimento (detalhes em móveis) ou ser estrutural (caixas, porta-retratos e porta-jóias).
"O objetivo é desenvolver a sensibilidade para selecionar as madeiras pelas texturas, cores e nervuras", diz o artista plástico Danilo Blanco, que faz marchetaria há 20 anos e profissionaliza 500 adolescentes com esse artesanato.
Para aprender marchetaria, além de um curso, o material necessário é uma serra de fita e uma lixadeira de cinta (elétricas), madeira, cola, pincel e cera microcristal. (AV)
Galpão das Artes. R. Jaguará Mirim, 210, Vila Leopoldina, zona oeste. Tels. 837-0033 e 847-2738. Duração: 24h. Preço: R$ 300. Organização Paulista de Arte. R. Bento de Andrade, 622, Jardim Paulista, zona oeste. Tels. 885-1803 e 885-2806. Duração: 9h. Preço: R$ 160.

Texto Anterior: Banheiros naturais
Próximo Texto: teste de DNA para cães
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.