São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
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Feira de franquias terá 250 expositores

VIVIANE ZANDONADI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Começa nesta quarta-feira, 4 de junho, e vai até sábado, 7, em São Paulo, a sexta edição da ABF Franchising Show -feira de franquias promovida pela Associação Brasileira de Franchising, em parceria com a Guazzelli Associados.
Serão 250 expositores -11 estrangeiros- reunidos no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, zona norte da cidade. A expectativa de público é de 30 mil pessoas.
Uma das marcas que estréiam no evento é a loja de produtos eróticos Ponto G, que tem quatro unidade próprias em São Paulo e uma franquia em Curitiba (PR).
"Nosso objetivo é mostrar que o sex shop é um negócio como outro qualquer", afirma Márcio de Almeida Pereira, gerente de franquia da marca.
O estande da Ponto G será uma réplica das lojas da rede. "Vamos apresentar a nossa variedade de produtos e distribuir brindes para clientes", afirma.
Segundo Pereira, o investimento em uma loja de 100 m² é de R$ 60 mil. Nesse valor estão incluídos os gastos com montagem, estoque, taxa de franquia e capital de giro.
O faturamento mensal previsto é de R$ 40 mil, e o retorno do investimento chega em 15 meses.
Já na área de educação e treinamento, um dos destaques é a escola de artes Abra (Academia Brasileira de Artes ), que também participa da feira como estreante.
Fundada há dez anos, a rede tem cinco unidades próprias na cidade de São Paulo.
Sua primeira franquia está em fase de construção em São Bernardo (Grande São Paulo). Todas as unidades têm papelaria própria e uma galeria para a exposição dos trabalhos dos alunos.
A montagem e a taxa de franquia de uma escola atingem um gasto de R$ 120 mil, fora o ponto.
Já no sistema
Velhos conhecidos do público, mas completamente novos no sistema, também estarão na feira para divulgar as suas franquias.
A Hering, por exemplo, vai expor dois modelos de negócio: as franquias Hering Family Store e Wrangler.
Segundo Luis Henrique Stockler, 32, gerente de franquia da Family Store, a empresa pretende recrutar franqueados na feira. "Com um capital de R$ 200 mil e um bom ponto, é possível montar uma unidade em até três meses."
Num estande de 200 m² -um dos maiores do evento-, o Mappin mostrará quatro tipos de franquia: eletroeletrônicos, moda, lar e conveniência e lazer.
Dilson Santos, 34, diretor da Pandolpho & Associados -responsável pela formatação do Mappin-, diz que o investimento pode chegar a R$ 200 mil.

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