São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
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Multimarca é opção de varejo

FREE-LANCE PARA A FOLHA

É cada vez maior o número de lojas de multimarca que entram no segmentado mercado de "surfwear".
Para Eduardo Araújo, 39, consultor da Surf X-Press -rede de lojas com nove pontos comerciais na cidade de São Paulo-, esse aumento de lojas é favorecido pelo potencial de desenvolvimento do mercado brasileiro.
No entanto, ele acredita que, para entrar hoje nesse segmento, a melhor alternativa é montar uma grande loja em um bom ponto-de-venda. "Se o empreendedor optar por uma loja pequena, as possibilidades de lucro são menores", afirma.
Mas Araújo alerta que os novatos devem tomar cuidado para não massificar o produto e perder a qualidade do serviço.
Cuidados
"As lojas não estão conseguindo atender a demanda de tantas grifes de 'surfwear' que existem no mercado. Por isso, o mix de produtos deve ser bem elaborado para suprir todas as necessidades do consumidor", afirma Araújo.
Carlos Lobão, 36, dono da loja Still reclama da dificuldade de negociar com marcas famosas.
"As grandes grifes ditam as regras do mercado porque são elas que atraem o cliente. Por isso, não colocam seus produtos em qualquer ponto-de-venda", diz Lobão.
Sua empresa está há 12 anos no mercado e já tem três lojas em São Paulo.
O empresário afirma que sua lucratividade média anual fica em torno de 10%, incluindo as coleções de grifes famosas.

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