São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Equipamentos eletrônicos garantem maior conforto
MARCELO TADEU LIA
O ar-condicionado digital tem ajustes de temperatura individuais, para o motorista e passageiro. Assim, a temperatura pode ser regulada para cada um dos lados. Controles automáticos ainda calculam a incidência dos raios solares, para tornar a temperatura uniforme dentro da cabine -aumentam a saída de ar para o lado que bate o sol. O teto solar do A8 conta com células fotoelétricas, que captam a energia solar e acionam a ventilação quando o carro está estacionado em locais mais quentes. Quando a porta for aberta, a temperatura da cabine estará mais amena (em torno de 20°C). Já os bancos da frente têm ajustes elétricos de posicionamento (assim como o volante de direção), com quatro memórias. O A8 ainda é equipado com câmbio Tiptronic, um dois-em-um que torna a direção uma "brincadeira" de gente grande. O sistema possibilita o uso do câmbio automático, de cinco marchas, e o semi-automático, deslocando a alavanca para a direita. O motorista muda as marchas com leves toques no engate -à frente (+), para aumentar a marcha, ou para trás (-), em reduções. A tração 4x4 (nas quatro rodas) e os freios antitravamento ABS, de quinta geração (transmitem, por meio de sensores, a pressão do freio individualmente para cada roda), garantem excelente estabilidade em freadas, em manobras bruscas e em curvas. O bom desempenho, para um veículo de dimensões avantajadas, deve-se em boa parte pela carroceria mais leve de alumínio. Segundo a montadora, o A8 tem 250 kg a menos do que veículos similares. Em impactos, o alumínio seria capaz de resistir até 30% a mais do que as chapas de aço convencionais, segundo testes da Audi. (MTL) Texto Anterior: Modelo conta com sistema de 6 airbags Próximo Texto: Brandy inicia venda de modelo 125 cc Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |