São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
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Efeito IOF derruba vendas de carros novos

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Concessionárias aumentam descontos e reduzem taxas de juros para o leasing

Efeito IOF derruba vendas carros de novos
O aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6% para 15%, determinado pelo governo no início de maio, fez as vendas nas concessionárias autorizadas caírem até 30%.
Na verdade, segundo os concessionários, o que causou a queda nos negócios foi o susto que o anúncio da medida causou no consumidor, o efeito IOF.
Para Sérgio Reze, presidente da Fenabrave (reúne as concessionárias), o consumidor se assustou mais do que devia com a medida.
O dirigente afirma que a maioria das revendas absorveu o aumento.
Essa absorção foi feita com taxas de juros menores, descontos mais generosos e a volta de algumas promoções. As concessionárias também apostaram no leasing, que não sofre a incidência do IOF.
Ou seja, o aumento do imposto pouco deveria mexer no mercado. Mas o consumidor se acautelou e resolveu esperar para comprar.
A revenda Primo Rossi (VW), por exemplo, mesmo reduzindo os juros para o leasing, enfrentou uma queda de 22% nas vendas.
Para atrair o cliente, a partir da próxima semana, quem comprar Gol ou Parati "ganha o ar-condicionado de graça", diz Vitório Rossi Júnior, diretor da revenda.
Naul Ozi, diretor comercial da concessionária Sopave (VW), calcula que as vendas caíram cerca de 10%. "O IOF gerou um efeito psicológico no cliente", diz Ozi.
A concessionária Giovani (GM) também perdeu vendas. "Mesmo reduzindo os preços e os juros, a queda foi de 30%", afirma Miguel Vaiano, gerente de vendas.
Mauri Misaglia, diretor da Trans-Am (GM), acredita que o consumidor ficou "confuso". Suas vendas caíram 20%.
Na Ford Eufrasio, as vendas devem cair 15%, mas o faturamento não seguirá a mesma queda, pois ainda há muitos carros encomendados para entregar, diz Eufrasio Júnior, diretor.
(HS)

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