São Paulo, segunda-feira, 2 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vence Japão e consolida liderança

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção brasileira masculina de vôlei venceu o Japão por 3 sets a 0 (15/3, 15/12 e 15/5) pela Liga Mundial. O Brasil, invicto, lidera o Grupo A do torneio, com seis vitórias.
A partida, que durou uma hora e 11 minutos, aconteceu na madrugada de ontem no ginásio Metropolitano, em Tóquio, capital japonesa. A equipe havia vencido o primeiro confronto também por 3 a 0 (15/9, 15/8 e 15/5).
A seleção encerrou sua série de jogos no exterior. Na sexta-feira, recebe, em Belo Horizonte (MG), a Argentina, que vem de duas derrotas contra a Bulgária.
Pelo regulamento da Liga Mundial, duas equipes de cada grupo (são três grupos) se classificam para as finais do torneio, no próximo mês, em Moscou, na Rússia.
Facilidades
A seleção não encontrou maiores dificuldades ante a jovem equipe japonesa, que está em processo de renovação. Vários dos atletas inscritos no torneio são oriundos da liga universitária local.
O bloqueio foi fator favorável aos brasileiros, a exemplo do que ocorrera no primeiro jogo. A equipe marcou 13 pontos neste fundamento. O meio-de-rede Douglas, que está sendo testado na equipe, colaborou com cinco pontos.
Também colaborou para que isso ocorresse a baixa estatura média dos japoneses (1,94 m) e a insistência nas jogadas pelo meio, sempre bem marcadas.
O Brasil foi melhor no aproveitamento de ataque: conseguiu 68% de acerto, contra apenas 48% da seleção japonesa.
O atacante Max, maior destaque brasileiro, chegou à marca de 68 pontos anotados na competição (média de 11,3 por jogo).
Ele lidera o ranking dos pontuadores, seguido pelo espanhol Rafael Pascual, com 62 pontos, e pelo argentino Marcos Milinkovic, que atua no Brasil, com 56.
A atuação brasileira, porém, não foi brilhante.
O time do técnico Radamés Lattari apresentou momentos de instabilidade durante a partida.
No segundo set, depois de estar vencendo por 12 a 8 permitiu ao Japão se aproximar no placar fazendo 13 a 12. O décimo ponto dos japoneses foi conseguido no lance mais divertido do jogo.
Durante uma disputa de ponto, a equipe local armou um contra-ataque, e o levantador Ricardinho conseguiu uma defesa. Max alcançou a bola e deu um chute para cima (como permite a regra). Aí, foi a vez de Nalbert tentar alcançar, mas foi atrapalhado pelas placas publicitárias.
O público presente aplaudiu o esforço dos jogadores.
A seleção brasileira chega amanhã ao país. Na quarta-feira, deve embarcar para Minas, onde inicia os preparativos para os jogos da próxima rodada.

Texto Anterior: Sem Ronaldinho, Barcelona cai e deixa Real próximo do título
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.