São Paulo, segunda-feira, 2 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitória da Forsythe adia festa da Penske

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A MILWAUKEE

O canadense Greg Moore, da Forsythe, venceu ontem as 200 Milhas de Milwaukee e adiou por uma semana o sonho da 100ª vitória da Penske na Indy.
A vitória foi a primeira de Moore na categoria. Também foi a primeira vez que sua equipe venceu uma prova. Ambos estrearam na Indy, juntos, no ano passado.
Moore passa a ser o piloto mais jovem a vencer uma prova na Indy. Com 22 anos, 1 mês e 10 dias, bateu o antigo recorde, do norte-americano Al Unser Jr, que ganhou em Portland em 84, quando tinha 22 anos, 1 mês e 29 dias.
A chegada da prova foi apertada. Moore recebeu a bandeira quadriculada com apenas 0s347 de vantagem sobre o segundo colocado, o norte-americano Michael Andretti, da Newman-Haas.
Em terceiro lugar, ficou o atual campeão, o norte-americano Jimmy Vasser, da Ganassi. O brasileiro Raul Boesel, da Brahma-Patrick, foi o quarto, seguido por Mauricio Gugelmin, da PacWest.
A corrida foi decidida na estratégia de paradas no boxes.
Enquanto a maioria dos pilotos parou três vezes para abastecer, alguns arriscaram completar a prova com apenas dois pit stops.
Moore, Vasser e Boesel estiveram entre os que adotaram o risco.
"Estava economizando combustível até as dez últimas voltas", disse Moore. "Então, minha equipe avisou que não precisaria mais parar e eu voltei a acelerar."
Segundo ele, o metanol do seu carro não seria suficiente para mais uma volta. "Quando estava entrando no pit, após a bandeirada, o motor começou a tossir."
Prova
Além do vencedor, apenas Paul Tracy (Penske), que largou na pole, ocupou a liderança da corrida.
Moore o ultrapassou duas vezes na pista, mas recebeu o troco nos pits, onde a Penske foi melhor.
A jogada de Moore foi justamente não parar mais. Tracy faz três paradas e chegou em sexto lugar. Seu companheiro de equipe, Al Unser Jr., abandonou, com uma falha na transmissão.
Andretti fez uma corrida excelente. Parou três vezes nos boxes, mas conseguiu superar, na pista, pilotos que optaram por duas paradas.
Ele passou Boesel, Rahal e Vasser e, a partir da 181ª volta, iniciou a perseguição direta a Moore.
Roberto Moreno, da Newman-Haas, foi o décimo, marcando seus primeiros pontos este ano.
Gualter Salles (Davis) e André Ribeiro (Tasman) não completaram a prova.
Com o resultado, Moore passa a ocupar a quarta colocação no campeonato, com 65 pontos. Tracy é o líder, com 94.
A próxima etapa da temporada será o GP de Detroit, dia 8.

Texto Anterior: Australianos; Paulista; Retorno
Próximo Texto: Pódio altera planos para 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.