São Paulo, segunda-feira, 2 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desfile comemora 50 anos de Ferrari

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um desfile de quase 300 carros históricos da Ferrari marcou ontem, na Itália, a comemoração dos 50 anos de participação da escuderia na F-1.
A celebração começou no domingo e prossegue durante esta semana.
Os bólidos percorreram um cenário previamente estipulado em Roma. Passaram pelo Coliseu, pelas Termas de Caracalla e pelas praças Navona e Aventino.
A homenagem à escuderia de Maranello começou no sábado, no estádio de Marmi, com a concentração dos carros que participariam do desfile e a visita do presidente italiano, Oscar Luigi Scalfaro.
Ele inaugurou oficialmente a comemoração do cinquentenário da Ferrari.
Guardas armados protegeram os carros, cujo valor total é estimado entre US$ 250 e 350 milhões.
Muitos dos carros usados na comemoração foram cedidos por colecionadores de todo o mundo.
Ao lado, por exemplo, do carro que o argentino José Froilán González usava em 1951, estava o modelo usado por Michael Schumacher na vitória em Mônaco, no mês passado.
Além dos carros, outra atração foi a concentração de pilotos que já dirigiram a Ferrari. Estiveram Michele Alboreto, Jean Alesi, René Arnoux, Derek Bell, Carlos Reutemann, Eddie Irvine, Patrick Tambay e Tim Schenken.
Amanhã, os carros refazem um trajeto tradicional, que pertencia à prova das Mil Milhas Italianas. Eles deixam Roma para seguir até o circuito de Fiorano, a 419 km ao norte da capital, com paradas em Siena e Florença.
Na quarta, uma corrida em Fiorano e uma concentração de 2.000 carros encerram as comemorações. No total, entre 1947 e 1996, a Ferrari estima ter fabricado 77.670 veículos.
História
A Ferrai disputou uma prova, pela primeira vez, em 11 de maio de 1947, no cicuito de Piacenza. A primeira vitória aconteceu em 25 de maio do mesmo ano. O piloto era Franco Cortese.
Desde então, venceu 109 provas.

Texto Anterior: Família Mears retorna ao pódio na preliminar
Próximo Texto: Bailey é o homem mais rápido do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.