São Paulo, segunda-feira, 2 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Babel' moderna começa hoje em SP

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

Começa hoje em São Paulo o evento "Babel", encerramento da temporada de outono do Sesc. Nomes emergentes das áreas de artes plásticas, música, teatro, dança e cena club se reúnem até o dia 15 num espaço diferente e moderno.
O Sesc comprou as antigas instalações da casa de espetáculos Dama Xoc (em Pinheiros, zona oeste de São Paulo), o posto de gasolina e o galpão vizinhos. Ergueu dois palcos (um deles para um público de até 2 mil pessoas) e abre as portas para as apresentações.
O evento é gratuito. Apenas as apresentações que acontecem no espaço denominado teatro (leia quadro abaixo) necessitam de retirar ingressos com antecedência.
A partir de 14h, estão abertas para a visitação as instalações dos artistas plásticos Del Pilar Sallum, Edilson Viriato, Adrianne Gallinari, Nina Moraes, Waldo Bravo, Nazareth Pacheco, Vasco Acioli, Monina Rapp, Carlos Coelho, Fernando Cardoso e Marta Neves (no projeto Os Remorsos São Moscas), Claudio Cretti e Rosana Mariotto.
Entre os artistas que trabalham com a imagem, o denominador é o corpo, atual e uma das mais importantes discussões destas áreas.
A partir de 18h, quando começam as apresentações, um DJ começa a tocar, numa cabine de som erguida no espaço. Numa outra cabine batizada de vitrine acontecem pequenas performances. A cada dia há uma hostess escolhida entre personagens da noite do eixo Rio-SP. A de hoje é a popular drag queen carioca Lola Batalhão.
Também relacionado ao universo noturno é "A Dama da Noite", texto do dramaturgo e escritor Caio Fernando Abreu criado nos anos 80, ainda antes de o autor ter descoberto ser portador do HIV.
Assim, o ator Gilberto Gavronski encarna Dana, personagem com piercings, peruca e maquiagem, espécie de "drag queen pós-moderna". Solitária(o), Dana discute com o público num intenso, interativo e às vezes desconcertante corpo-a-corpo questões como a Aids, a solidão e a tristeza. Outro destaque de hoje é a atriz Renata Jesion, em texto sobre cartas do dramaturgo Antonin Artaud.
Na área de música, o destaque é a banda de rock P.U.S., que vem se destacando na cena underground com seu som punk-rock.
Uma das estrelas da programação é a norte-americana Karen Finley, em segunda visita ao Brasil. Engajada dentro do contexto de políticas sexuais e violência contra a mulher (no próximo domingo). Pela primeira vez no Brasil acontece, no sábado, a exibição de um vídeo da francesa Orlan, que exibem suas cirurgias plásticas realizadas em público. O evento termina com o novo trabalho de Gerald Thomas, "Os Reis do Iê Iê" e com um happenning de Zé Celso tipo "Buzina do Chacrinha".

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: A programação de hoje no Babel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.