São Paulo, segunda-feira, 2 de junho de 1997
Próximo Texto | Índice

Micro de mão ajuda médico e vendedor

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Há pouco mais de um ano, o médico Milton Yogi bateu os olhos em uma foto do PDA (Assistente Pessoal Digital) Newton, da Apple, em uma revista de informática e disse: "É disso que eu preciso".
Yogi comprou um Newton nos EUA e começou a utilizá-lo em sua clínica para cadastrar pacientes, aproveitando a capacidade de reconhecimento de escrita e do banco de dados embutido no sistema operacional do equipamento.
Hoje, a Clínica Oftalmológica Diadema tem cinco médicos que utilizam o Newton. "Com ele, eu tenho acesso imediato à ficha do paciente em qualquer lugar, em casa ou na sala de cirurgia."
Como Yogi, várias empresas brasileiras estão encontrando hoje nos PDAs a solução para um antigo problema: capacitar seus funcionários com ferramentas informatizadas de uso intuitivo e com grande mobilidade.
Alternativa
Uma das pioneiras nesse campo é a distribuidora de bebidas Seagram. Em junho de 95, ela começou a estudar o uso do Newton como alternativa ao uso de terminais portáteis de coleta de dados para informatizar seus vendedores.
"Ficamos surpreendidos com o baixo custo do investimento e a rapidez com que foi desenvolvido o software para automação da equipe de vendas", diz Lucio Rosa, diretor da Seagram.
Segundo Rosa, com o uso do Newton, o prazo para fechamento de uma venda passou de uma hora para dois minutos.
"A aceitação entre os vendedores foi muito boa. Inicialmente, alguns estranharam o uso do Newton. Agora, há vendedores que preferem adiar uma visita a ir ao cliente sem o PDA", diz Rosa.
Pilot com mais modelos
Hoje, o Newton é o PDA mais utilizado em aplicações verticais no Brasil, mas a concorrência vem aumentando com a chegada do Pilot e dos micros de mão que utilizam o sistema "Windows CE".
"O Newton ainda tem pelo menos um ano de vantagem em relação aos concorrentes", diz João Richter, gerente de desenvolvimento de negócios da Proceda, empresa que está desenvolvendo soluções de marketing de campo para indústrias farmacêuticas.
"O Pilot tem uma séria restrição de memória, que vai apenas a 1 Mbyte. E o 'Windows CE' não é um sistema tão estável e redondo como o 'Newton OS'. Mas ele deve chegar lá em breve e tem maior variedade de modelos."
André Caramuru, diretor da Omniamedia, empresa que desenvolve programas para o PDA da Apple, acha que o mercado é bom para os dois tipos de sistema.
A Omniamedia é responsável pelo desenvolvimento do sistema usado pela atacadista mineira Arcom, que está informatizando sua equipe de vendas com o Newton.
"A Arcom vai usar 2,5 mil PDAs no seu projeto. Isso representa a maior compra do equipamento no mundo", diz Caramuru.
Outro produto da Omniamedia é uma solução para pequenas empresas para permitir que cinco usuários se liguem remotamente a um banco de dados usando o PDA.

Onde encontrar - Apple, tel. (011) 822-5661; Proceda, tel. (011) 3741-5095; Omniamedia, tel. (011) 280-6119

Próximo Texto: Empresa dá acesso internacional à rede; TCE lança modelos de scanner de mesa; Plug Use vende "Monet" por R$ 9,90; Bowl faz oferta de software culinário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.