São Paulo, segunda-feira, 2 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu exagera no 'politicamente correto'

ALINE SORDILI

Washington é conhecida como a cidade dos museus. Para felicidade geral dos turistas, eles são gratuitos durante a semana.
A capital dos Estados Unidos chega a ser até muito politicamente correta, já que todos os povos têm museus e monumentos -ou parte deles- em sua homenagem.
O mais "correto" é o John F. Kennedy Center for the Performing Arts. Logo na entrada, bandeiras de vários países, inclusive a brasileira, ficam penduradas no teto. Elas representam os países que deram para o museu alguma obra de arte ou peça de decoração.
O centro de exposições tem shows gratuitos todos os dias. Antes de ir, o turista pode conhecer a programação pela Internet (http://kennedy-center.org).
O local tem uma vista privilegiada do rio Potomac e do famoso conjunto comercial Watergate -onde ocorreu o escândalo que derrubou o presidente Nixon.
É muito comum encontrar grupos de crianças visitando os centros culturais. Os preferidos são: Memorial dos Veteranos do Vietnã, Memorial dos Veteranos da Guerra da Coréia, Memorial de Thomas Jefferson e o de Lincoln.
Uma grande diversão é visitar a National Gallery of Art. O museu tem dois prédios interligados. Por cima, pirâmides de vidro decoram uma espécie de praça. Por baixo, lojas, um restaurante e um café.
O prédio oeste do museu estará exibindo, até o dia 27 de julho, uma exposição de Pablo Picasso (1881-1973). A mostra traz 152 obras feitas pelo pintor no início da carreira -de 1892 a 1906-, incluindo óleos, desenhos e pastéis.
Esse período é bem diversificado e traz algumas obras inéditas para os brasileiros. O clássico auto-retrato está na mostra, que apresenta a fase anterior ao cubismo, estilo que o tornou conhecido e popular.

Texto Anterior: PACOTES
Próximo Texto: Trem junta viagem e entretenimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.