São Paulo, segunda-feira, 2 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arredores completam mosaico da região

FRANCISCO MARTINS DA COSTA
DO ENVIADO ESPECIAL À EUROPA

Se, depois do Vaticano, do Coliseu, do Duomo e da piazza Signoria, você ainda quer mais, tente um passeio pelos arredores de Roma e Florença.
Quem fica em Florença conhece apenas uma pequena fração das belezas da Toscana.
Cidadezinhas como San Gemignano, Siena, Pisa e Chianti são apostas certas. As paisagens, os sabores e a atmosfera desses locais são surpreendentes e marcantes.
Pisa
Distante 40 minutos de trem de Florença, Pisa tem poucas atrações além da famosa torre inclinada e do Duomo.
Um fica ao lado do outro, todos no Campo dei Miracoli. É difícil encontrar quem não fique impressionado ao vê-los. A riqueza de detalhes e a brancura das construções combatem a indiferença.
Siena é uma cidade cujo centro é um labirinto de ruelas repletas de edifícios seculares feitos de tijolos vermelhos.
Entre os dias 2 de julho e 16 de agosto, acontece diariamente a parada do Palio, uma tradição medieval. Equipes vestidas com roupas coloridas e montadas em cavalos disputam uma competição que pára a cidade, da mesma maneira que o Carnaval mobiliza cariocas.
Quando for para lá, não deixe de experimentar o panforte, doce típico da cidade.
San Gemignano
No interior das muralhas da vila de San Gemignano, a dica é subir no alto da torre Grossa, construída no século 13, para ter uma visão em 360 graus da Toscana.
A cidade parece uma jóia construída em pedra e ainda está muito bem preservada.
Chianti
Em Chianti, o programa obrigatório é a visita a uma das inúmeras cavas onde você pode degustar o ótimo vinho feito na região.
Para acompanhar, peça uma porção de nacos de queijo pecorino, feito com leite de cabra.
Em Tivoli, a atração é o parque de Villa d'Este, com fontes de água mineral e impressionantes ruínas de construções dos imperadores Horácio e Adriano.
Quando estiver em Frascati, não deixe de provar o leve e frutado vinho branco produzido na região e visite a abadia de Grottaferrata.
Ela é o local onde monges administram um interessante museu de mosaicos bizantinos e produzem um bom vinho, como não poderia deixar de ser.

Texto Anterior: ITALIANO EM FLORENÇA
Próximo Texto: Para quando você for estudar no exterior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.