São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Próximo Texto | Índice

Todo mundo já sabe; Curto-circuito; Falta treinamento; Dormindo com o inimigo; Voltando a endurecer; Precedente perigoso; Momento oportuno; Falando grosso; Reclamação petista; Picaretagem sistêmica; Sangria pública; Vida de estudante; Brasília; Visita à Folha

Todo mundo já sabe
O Planalto negou ontem que FHC vá enquadrar Serjão em conversa junto com Luís Eduardo. Mas o novo coordenador político pediu e será atendido. O presidente tentará, porém, não demonstrar isso publicamente.

Curto-circuito
FHC ficou contrariado com o vazamento de que Luís Eduardo quer enquadrar Serjão. Um tucano próximo ao presidente disse que isso não existe, mas cutucou: "Ou ele assume confiando no presidente ou sai".

Falta treinamento
Secretário paulistano da Educação, Régis de Oliveira sustou a compra de 600 laboratórios de informática para escolas públicas. Razão: os 200 comprados pela prefeitura em 96 estão encostados. Não há professores qualificados para operá-los.

Dormindo com o inimigo
Líderes regionais tucanos estão temerosos com o avanço pefelista. No ritmo atual, acham que será mais fácil o aliado consolidar em 98 o projeto "PFL 2000", do que o PSDB eleger 200 deputados, como dizia Serjão.

Voltando a endurecer
O governo tentará inverter o jogo na questão da reforma agrária. Em vez de desapropriar áreas exigidas pelo MST, fará assentamentos em locais definidos previamente por ele mesmo. Falta combinar com os sem-terra.

Precedente perigoso
A oposição vai ao STF se a prorrogação do FEF, que só deve ser votada no 2º semestre, tenha efeito retroativo. Em 96, o fundo foi criado em março, mas a Fazenda reteve o dinheiro de Estados e municípios desde janeiro.

Momento oportuno
A comissão especial que elabora a lei eleitoral de 98 discute hoje financiamento de campanha. Há duas propostas. Uma, do PT, proíbe contribuição de pessoas jurídicas. Outra, do PMDB, é similar à legislação atual.

Falando grosso
Inocêncio Oliveira (PFL-PE) diz que vai sugerir a FHC que, a partir de agora, Serjão cuide só da privatização na área de telecomunicações. "Ele tem R$ 80 bi para vender e não precisa falar de política"', diz o líder.

Reclamação petista
Convidado pelo Ministério da Educação a acompanhar a compra de 100 mil computadores, Paulo Bernardo (PT-PR) diz que não teve resposta a 20 perguntas que fez há um mês ao governo. O edital está prestes a sair.

Picaretagem sistêmica
Membros da CPI dos Precatórios dizem que suas investigações revelaram um novo escândalo. Há outra cadeia da felicidade em emissões de debêntures de estatais estaduais e em AROs (Antecipações de Receita Orçamentária) de várias prefeituras.

Sangria pública
Entra na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado projeto de Esperidião Amin criando taxa de referência como parâmetro para coibir abusos nas AROs. "A Prefeitura de Coqueiro Seco (AL) paga juros de 4,5% ao mês. Poderia pagar 2%."

Vida de estudante
Quércia fará estágio como pesquisador-visitante na Universidade da Califórnia no segundo semestre. Foi convidado pelo Centro de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos da escola. O ex-governador levará a família.

Brasília
A jornalista Eliane Cantanhêde se integrou na última segunda à equipe da Sucursal de Brasília da Folha. Ela ocupa o posto de diretora da sucursal e dividirá a coluna Brasília, na página 1-2 do jornal, com Fernando Rodrigues.
O jornalista Valdo Cruz, diretor-executivo, continua no comando operacional da sucursal.

Visita à Folha
O diretor-geral da Parmalat Mundial, Domenico Barili, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.
Estava acompanhado do presidente da Parmalat do Brasil, Gianni Grisendi, do diretor de marketing, Alvaro Novaes, e da coordenadora de projetos especiais, Maristela Mafei.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Sérgio Carneiro (PDT-BA), sobre Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA) conversar com os líderes partidários antes de assumir oficialmente a liderança do governo na Câmara:
- Começou bem. Pediu licença para passar por cima daqueles que já haviam sido atropelados pelo presidente.

Próximo Texto: Gurgueienses, uni-vos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.