São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nigéria e golpistas acertam cessar-fogo

Trégua deve ser só temporária

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um cessar-fogo foi estabelecido em Serra Leoa entre as forças nigerianas e os golpistas, após o fracasso da ação militar que pretendia recolocar no poder o presidente deposto Ahmad Tejan Kabbah.
Anteontem, tropas da Nigéria bombardearam Freetown, a capital do país, e foram derrotadas em confrontos diretos contra as forças golpistas.
O cessar-fogo, porém, não deve durar. Um comandante das forças nigerianas, o general Victor Malu, disse que seu país vai reforçar seu contingente em Serra Leoa.
No último dia 25, militares comandados por Johny Paul Koromah depuseram o presidente eleito e assumiram o controle do país.
No domingo, Koromah ensaiou permitir a volta de Kabbah ao poder, mas as negociações fracassaram. A Nigéria havia prometido intervir militarmente caso Koromah não saísse do poder.
A Nigéria é o mais poderoso dos países de uma força multinacional estacionada em Serra Leoa, na costa ocidental africana. Imigrantes serra-leoneses na Nigéria fizeram manifestação pró-intervenção.

Texto Anterior: Soldados de Kabila cercam casa de líder da oposição
Próximo Texto: Suíços acham apenas US$ 3,4 mi de Mobutu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.