São Paulo, quinta-feira, 5 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso promulga emenda da reeleição

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Senado aprovou ontem em segundo e último turno a emenda constitucional que permite a reeleição do presidente da República, de governadores e prefeitos. A emenda foi promulgada em seguida, às 19h09, em sessão solene do Congresso Nacional.
Depois da promulgação, o presidente do Senado e do Congresso, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e líderes aliados do governo foram ao Palácio do Planalto levar o texto da emenda ao presidente FHC.
A entrega da emenda ao presidente foi um ato simbólico, já que o próprio Congresso declara em vigor as emendas constitucionais aprovadas.
O plenário do Senado aprovou a emenda às 18h por 62 votos a favor, 14 contra e duas abstenções. A sessão solene de promulgação, convocada para as 19h, durou nove minutos.
Terminada a sessão do Senado, o presidente da Casa disse que FHC, "pela liderança que tem, é um candidato forte à reeleição", mas lembrou que "estar no governo não é condição para ser reeleito".
Para os líderes governistas do Senado, o governo começa hoje uma nova etapa, com a garantia dada ao presidente de que ele poderá disputar novo mandato em 98.
"O Congresso vai cuidar das reformas constitucionais que faltam e o governo e o presidente vão preocupar-se muito mais com ações de política pública. Chegou a hora de as coisas terem efeito prático", disse o líder do governo no Congresso, José Roberto Arruda (PSDB-DF).
"A aprovação é um marco muito concreto. Muda tudo. O governo, agora, tem de mostrar à sociedade o lado positivo das coisas", afirmou o líder do governo no Senado, Elcio Alvares (PFL-ES).
Para o líder do PSDB, Sérgio Machado (CE), o Congresso tem de dedicar-se agora à elaboração de uma lei para regulamentar as próximas eleições, "evitando o uso da máquina administrativa".
Aprovada a reeleição, começa agora uma batalha jurídica e política em torno da exigência ou não da desincompatibilização.
O líder do PMDB no Senado, Jader Barbalho (PA), disse que começaria ontem mesmo a mobilizar senadores governistas para "elaborar uma estratégia" para que seja aprovada nova lei exigindo a desincompatibilização de todos os candidatos, inclusive o presidente.
A primeira medida, segundo ele, é fazer uma consulta ao STF (Supremo Tribunal Federal) para saber se a Lei das Inelegibilidades (número 64), que está em vigor, vale para governadores e prefeitos que querem disputar a reeleição.
Por essa lei, prefeitos têm de se afastar dos cargos até quatro meses antes da eleição e governadores, até seis meses antes. Mas essa lei não prevê a reeleição, já que o princípio era proibido.
Nesse segundo turno da votação no Senado, o governo perdeu o voto do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que votou a favor no primeiro turno, mas ontem recusou-se a votar.
"Vou me retirar dessa sessão. Não vou votar. Não vou participar de um ato que violenta a Constituição", anunciou Simon. Em discurso inflamado, o senador gaúcho cobrou de FHC resposta à carta enviada por ele, pedindo apoio para a realização de um referendo popular sobre a reeleição.

Votaram contra reeleição, além dos 11 senadores do bloco da oposição (PT, PDT, PSD e PPS), os senadores Emília Fernandes (PTB-RS), Josaphat Marinho (PFL-BA) e Roberto Requião (PMDB-PR). Abstiveram-se de votar os senadores Epitácio Cafeteira (PPB-MA) e Lucídio Portella (PPB-PI).

Texto Anterior: O sucesso dos "global bonds"
Próximo Texto: STF rejeita liminar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.