São Paulo, sexta-feira, 6 de junho de 1997
Próximo Texto | Índice

Mantendo as aparências; Começo dos conchavos; A natureza; Dormindo com o inimigo; Concentração de poderes; Ver para crer; Gol contra; Namoro inesperado; Sem ânimo; Virou moda; Eleição no horizonte; Mau exemplo; No caderninho; Caixa-forte; Em campanha

Mantendo as aparências
O governo só prioriza as reformas no discurso. Abriu mão delas. A desistência de convocação extraordinária do Congresso em julho reforça isso. FHC incentiva revisão constitucional em 99.

Começo dos conchavos
Sem convocação extraordinária do Congresso, julho será o mês dos primeiros acertos concretos para as eleições de 98.

A natureza
O violento ataque de ACM ontem contra Pedro Simon desagradou aos aliados do governo. Avaliaram que ele passou do limite institucional do cargo um dia após fazer de Luís Eduardo o chefe da coordenação política.

Dormindo com o inimigo
O PSDB está preocupado com possíveis fracassos nas eleições para os governos de São Paulo, Rio e Minas em 98. Teme ser rifado pelo pefelista Luís Eduardo, encarregado por FHC de coordenar alianças nos Estados.

Concentração de poderes
Eliseu Padilha (Transportes) reuniu o primeiro escalão do ministério e passou o recado: qualquer pleito parlamentar deve ser decidido exclusivamente por ele.

Ver para crer
Depois da nomeação de Padilha (Transportes) e Iris Rezende (Justiça) a liderança do PMDB acha que pode garantir até 80 dos 97 votos para o governo, nas próximas votações. Antes, a adesão ficava entre 65 e 70.

Gol contra
Pefelistas acham que ACM deu um tiro no pé ao atacar Simon: lançou dúvidas sobre a serenidade de condução da coordenação política e atrapalhou seus próprios planos de reeleição para a presidência do Senado em 99.

Namoro inesperado
FHC se surpreendeu com a boa relação entre o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, e o secretário-executivo, José Luiz Portella. "Estão jogando entrosados como o Romário e o Ronaldinho", brinca o presidente.

Sem ânimo
Os presidentes dos partidos do bloco de esquerda se reúnem na quarta em Brasília (PT, PC do B, PSB e PDT). Vão procurar uma saída para a paralisia do grupo provocada por acusação de corrupção no PT, o maior deles.

Virou moda
Amigo de FHC, José Arthur Giannotti deve ser reeleito hoje para presidir por mais dois anos o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).

Eleição no horizonte
O governo deve fechar acordo na semana que vem excluindo do FEF municípios de até 156 mil habitantes. Valor: R$ 500 mi neste ano. "A equipe econômica cede a uma realidade política", diz o líder Aécio Neves (PSDB-MG).

Mau exemplo
Justificativa dada por Malan (Fazenda) para não renegociar a dívida de Alagoas: "Quem abre mão de seu principal imposto, não pode pensar em dinheiro alheio". Refere-se aos usineiros e às regalias que têm no Estado.

No caderninho
Serjão está furioso com José Aníbal (PSDB-SP). Disse a um interlocutor que se sentiu traído pelo deputado tucano, que preferiu jogar casado com Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA).

Entrando em campo
Convidado por Maluf, Adail Vetorazzo (Bem-Estar Social) deixa o secretariado de Pitta para integrar a assessoria do pepebista. Ex-prefeito de São José do Rio Preto, Vetorazzo conhece bem campanhas no interior paulista.

Caixa-forte
Paulo Hartung, ex-prefeito tucano de Vitória (ES), assume hoje uma diretoria do BNDES. Vai gerir a liberação de verbas da venda da Vale para Estados e municípios, condicionadas a reformas administrativas locais.

Em campanha
Cotado para sucessor de d. Paulo Evaristo Arns, cardeal-arcebispo de São Paulo, o bispo d. Fernando Figueiredo, da diocese de Santo Amaro, convocou a imprensa para uma entrevista. Para dizer que não é candidato.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Vilson Kleinubing (PFL), sobre articulação para impedir o impeachment do governador de Santa Catarina, Paulo Afonso (PMDB), acusado de fraude com títulos públicos:
- Se ele escapar, apesar de ter rasgado a Constituição, isso equivalerá a tirar dos políticos a obrigação de serem honestos.

Próximo Texto: Catástrofe natural
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.