São Paulo, sexta-feira, 6 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ponte sobe 8 milímetros depois de obras

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A ponte dos Remédios (zona oeste de São Paulo), interditada desde terça-feira sob risco de desabamento, reagiu às obras de emergência e "subiu" 8 milímetros desde o início dos trabalhos.
O trabalho deve ser concluído na madrugada de segunda-feira, prazo dado pela prefeitura para que seja liberado o tráfego da marginal Tietê, no sentido Penha-Lapa, interrompido na pista expressa entre as pontes Anhanguera e dos Remédios.
Segundo o engenheiro Walter Farinelli, da empresa Tecpont, contratada em regime de urgência pela prefeitura para realizar o trabalho de escoramento, a "subida" é uma prova da reação da estrutura da ponte.
"Primeiro, a ponte cedeu e estacionou. Depois, à medida que vai sendo retirada a carga sobre ela, a ponte sobe devagar, acomodando-se, até parar de se mexer."
Até a manhã de ontem, os cerca de cem operários que estão trabalhando no escoramento da ponte já haviam retirado 600 toneladas de asfalto e concreto.
Ontem, o engenheiro Paulo Taliba, superintendente de obras da Secretaria das Vias Públicas, afirmava que seriam retiradas mais de mil toneladas de peso de sobre a ponte.
O número supera as 800 toneladas previstas anteontem, primeiro dia das obras.
"Descobrimos que sob o asfalto da parte central da ponte havia ainda uma laje de concreto reforçando a estrutura. Resolvemos também tirar a laje", disse Taliba.
Cronograma
Ontem foi definido o cronograma (veja quadro nesta página) para a colocação das escoras do outro lado da marginal Tietê (sentido Lapa-Penha). O trabalho será feito no final de semana para atrapalhar menos o trânsito.
Amanhã, será fechada a pista local da marginal, no sentido Lapa-Penha. No domingo será fechada a pista expressa.
Somente com a colocação das escoras, sob os dois lados da ponte, é que o tráfego sob a ponte dos Remédios será liberado.
A CET já deve iniciar hoje a sinalização da interdição do trânsito na pista Lapa-Penha.
Menos faixas
Na segunda-feira, quando o tráfego estiver liberado, a marginal Tietê, sentido Penha-Lapa passará a ter sete faixas de 3,5 m de largura. A expressa ficará com três faixas e cada pista local ficará com duas.
Normalmente, nesse trecho, a marginal Tietê tem nove faixas de 3,6 m de largura cada uma.

Texto Anterior: Futuro da ponte é desconhecido
Próximo Texto: Fenda será 'costurada'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.