São Paulo, sexta-feira, 6 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Saque-curva' é a tática de Kuerten

MARTA AVANCINI
DE PARIS

O tenista Gustavo Kuerten investiu no saque com efeito e nos golpes de contra-ataque nos treinamentos de ontem, último dia antes da semifinal do Aberto da França.
Hoje, ele enfrenta o belga Filip Dewulf na condição de favorito.
Kuerten e Dewulf fazem a primeira semifinal do dia. A outra vai ser disputada pelo australiano Patrick Rafter e pelo espanhol Sergi Bruguera, também favorito para chegar à final de Roland Garros, marcada para domingo.
O técnico de Kuerten, Larri Passos, manteve a rotina de duas rodadas de treinamentos -no início e no final da tarde- intercaladas com uma refeição à base de massas e sessões de massagem.
Antes do primeiro treino, Kuerten fez uma sessão de aquecimento na sala de musculação.
"No começo, ele achou ruim porque percebeu que eu estava simulando jogadas que Dewulf pode fazer, mas depois, relaxou", disse Passos à Folha.
O treinador também orientou Kuerten a sacar com efeito em vez de investir na velocidade.
Outra jogada ensaiada foi a "winner", em que o tenista tenta marcar o ponto em uma única jogada. O objetivo é evitar que Dewulf e Kuerten fiquem "batendo bola", o que pode favorecer o belga -forte nesse tipo de jogo.
"Vai ser um jogo difícil porque nenhum de nós esperava chegar à semifinal, mas vou tentar impor o meu jogo", disse Kuerten.
Descontração e futebol
Apesar de estar na véspera de um jogo inédito na história -nunca um brasileiro chegou à semifinal em Roland Garros-, Kuerten e Passos mantiveram a calma e o bom humor durante todo o dia.
No treino da tarde, o mexicano Ricardo Rizzo substituiu Passos na quadra. O clima era de descontração e, no final, os tenistas chegaram a improvisar uma partida de futebol com a bola de tênis.
"Ele me desafiou e disse que o México era melhor que o Brasil no futebol", disse Kuerten, que venceu a partida por 5 a 2.
Para Dewulf, a vitória hoje depende essencialmente do controle emocional durante a partida -mesma opinião de Kuerten. "Quem mantiver a tranquilidade vai acabar se saindo melhor", declarou o belga.
NA TV - Manchete, a partir de 8h

LIGUE a partir das 11h30 para o Folha Informações Esporte, 0900-78-0316 e saiba sobre o jogo entre Gustavo Kuerten e Filip Dewulf. O serviço funciona em todo o país a R$ 1,60 por minuto

Texto Anterior: Christian recebe autorização para voltar a pilotar
Próximo Texto: Brasileiro adota uma tia inglesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.