São Paulo, sexta-feira, 6 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição é favorita hoje na Irlanda

Pesquisa dá 2º lugar aos governistas

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

Uma coalizão de oposição é favorita para vencer hoje o primeiro-ministro John Bruton nas eleições da República da Irlanda.
Segundo pesquisa divulgada ontem pelo jornal "Irish Independent", o bloco de centro-direita formado pelo partido Fianna Fáil e pelos liberais progressistas tem 49% das intenções de voto. O bloco Fine Gael, liderado pelo premiê, tem 40%.
A esperança de Bruton é que sua boa performance em um debate pela TV realizado anteontem conquiste o apoio dos indecisos.
A Irlanda não tem tradição de reeleger governantes. Se tiver êxito, o premiê será o primeiro político a permanecer no cargo por mais de um mandato em 30 anos.
Não há diferenças importantes nos programas de governo dos dois blocos. A Irlanda vive um momento de crescimento econômico, inflação baixa e desemprego sob controle, situação que Bruton e o líder da oposição, Bertie Ahern, prometem manter.
O país, antes considerado um foco de "pobreza" na Europa, hoje é um dos poucos membros da União Européia que atingiram os critérios para a adesão ao euro, a moeda única, prevista para vigorar a partir de 1999.
No debate de anteontem, Bruton contabilizou pontos com uma declaração sobre a Irlanda do Norte.
Ahern acusou Bruton de permitir que o processo de paz para a região se deteriorasse e prometeu ser a voz dos católicos da Província britânica no conflito com os protestantes e o governo de Londres.
Bruton respondeu que os unionistas (que apóiam o domínio britânico sobre a Irlanda do Norte) também são irlandeses e devem ser tratados com consideração.
Bruton se arriscou a desagradar tanto os nacionalistas irlandeses como os unionistas, que se consideram britânicos. A repercussão na imprensa local, porém, foi boa.
O governo da Irlanda apóia a causa republicana na Irlanda do Norte, mas os dois candidatos defendem o fim das ações violentas dos separatistas.

Texto Anterior: Argelinos votam sob calma relativa
Próximo Texto: As eleições na Irlanda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.