São Paulo, sexta-feira, 6 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hipótese de água na Lua pode cair

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A idéia de que poderia haver água na Lua -sob forma de gelo- pode estar prestes a ser derrubada.
No ano passado, pesquisadores da Nasa, a agência espacial dos EUA, divulgaram ter descoberto um lago gelado no pólo sul do satélite. O lago ficaria dentro de uma cratera, onde a luz do Sol não é capaz de chegar.
As medidas foram feitas, no entanto, de forma indireta, o que levou muitos pesquisadores a especular se não teria sido uma espécie de ilusão óptica dos radares da sonda Clementine, responsável por essas medições.
Adeptos da colonização espacial viram na possibilidade de haver água na Lua uma garantia de que o gelo poderia ser usado como combustível (dissociando o hidrogênio do oxigênio) e como água líquida, permitindo a permanência do homem por mais tempo no satélite.
Agora, estudo publicado na revista "Science" parece mostrar que o terreno rochoso e áspero da cratera -e não gelo- seria o responsável pelo tipo de reflexão captada pelos radares.
Reflexão é a mudança da direção de uma onda, como som ou luz, quando ela se depara com uma superfície. Por isso, radares podem captar respostas de feixes de ondas que eles mesmos emitem.
A técnica empregada
Ao contrário do que foi feito pela Nasa, os pesquisadores, da Universidade Cornell, tomaram as medidas da Terra, a partir do observatório de Arecibo, em Porto Rico, o mesmo que é usado por pesquisadores que vasculham o céu à procura de sinais de vida extraterrestre inteligente.
Segundo Donald Campbell, um dos autores do estudo, o gelo refletiria as ondas emitidas com aproximadamente a mesma polaridade (orientação).
O grupo verificou, entretanto, que cerca de metade das ondas de seu experimento voltaram alteradas. "Estávamos esperando ver depósitos de gelo, mas não os vimos", afirma Campbell.
Uma sonda espacial chamada Lunar Prospector, prevista para ser lançada pela Nasa em setembro, levará instrumentos mais precisos, capazes de detectar hidrogênio, como o espectômetro de nêutrons.
Os resultados das medições feitas pela Prospector deverão resolver definitivamente a questão.

Texto Anterior: As eleições na Irlanda
Próximo Texto: Descoberto na Espanha crânio mais antigo de ave
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.