São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cotas para automóveis serão prorrogadas

DENISE CHRISPIM MARIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Brasil deverá prorrogar o sistema de cotas tarifárias para a importação de automóveis europeus, coreanos e japoneses por mais 12 meses. Adotada no ano passado como concessão unilateral, sua vigência terminaria em 20 de agosto.
O tema será tratado nos próximos dias 9 e 10 de junho, em Genebra (Suíça), durante rodada de consulta formal sobre o regime automotivo solicitada pela União Européia à OMC (Organização Mundial do Comércio).
Nos dois dias seguintes, a discussão será com os japoneses, mas em caráter informal.
O Japão pretende manter sua parcela da cota, mesmo depois da exclusão de suas montadoras Honda e Hyundai desse mecanismo.
Elas foram excluídas porque assinaram compromisso de investimentos no Brasil e estarão beneficiadas pelas regras da política automotiva local.
Com essa atitude, o governo brasileiro pretende mais uma vez coibir a União Européia de pedir a formação de um panel (conselho de arbitragem) na OMC sobre o regime automotivo.
O Japão não pode seguir o mesmo caminho porque não pediu consultas formais. Mas pode apoiar a iniciativa européia.
Negociação similar teve êxito no ano passado, quando foi adotada a cota tarifária -um mecanismo que permite que montadoras não estabelecidas no Brasil possam embarcar veículos com tarifa de importação reduzida de 63% para 31,5%.

Texto Anterior: Importação para celular ganhará isenção
Próximo Texto: Estatal do MA é condenada em R$ 9,8 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.