São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MTV distorce o Oscar e premia o cinema pop

ADRIANE GRAU
ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

No aeroporto de Santa Mônica, na Califórnia, um avião vai destruir parte do hangar Barker hoje à noite. Para tornar a cena ainda mais excitante, várias celebridades americanas do cinema, da música e da TV estarão presentes.
O desastre anunciado faz parte da cerimônia da premiação do MTV Movie Awards de 1997, a festa anual que a emissora musical dedica ao cinema pop.
O tema do evento da MTV EUA neste ano são as catástrofes naturais, mas os detalhes da festa são segredo.
O glamour que promete aterrissar em Santa Mônica hoje à noite terá pouco em comum com a cerimônia do Oscar.
Assim como Billy Cristal, o apresentador Mike Meyers fez carreira no "Saturday Night Live" antes de voltar ao sucesso com "Austin Powers, International Man of Mistery", em cartaz nos EUA.
Só que, na festa da MTV, quem escolhe os melhores de cada categoria é o público e não os atores, diretores e técnicos.
Por meio de telefonemas e do website da MTV, a audiência ao redor do mundo estabelece os mais quentes do ano. O termômetro passa por categorias que variam de melhor vilão a melhor beijo, passando por melhor dupla na tela e melhor briga. Claro que não poderia faltar a melhor música.
O que acontece é que nem sempre quem está votando num filme assistiu aos outros. Fica claro pelos indicados que o público da emissora concorda com o comentário da dupla Beavis e Butt-Head durante sua participação especial na entrega do Oscar este ano.
"Para que prestar atenção num inglês todo queimado se dá para se ligar nos efeitos sonoros superlegais?". O "inglês todo queimado", no caso o conde Almasy interpretado por Ralph Fiennes em "O Paciente Inglês", filme que levou oito Oscar este ano, nem faz parte dos finalistas da MTV.
"Jerry Maguire", estrelando Tom Cruise, é o único concorrente nas categorias mais importantes do Oscar que passou pelo crivo do público da MTV. Concorre a melhor filme contra "Independence Day" e "A Rocha". Na mesma lista aparecem "Romeu e Julieta" e "Pânico". Os elencos de gatinhas e gatões destes dois últimos também parecem refletir o critério do público da emissora.
Outras concessões que denotam as preferências dos fãs de música são as indicações de Madonna a melhor atriz por "Evita" e Courtney Love por melhor revelação em "O Povo contra Larry Flynt".
Jim Carrey curiosamente concorre como melhor vilão e como melhor performance cômica por "O Pentelho".
A dupla de animação Beavis e Butt-Head pode ser considerada a melhor do ano por "Beavis e Butt-Head Detonam a América". O prêmio é disputado também por gente de verdade como Steve Buscemi e Peter Stormare por "Fargo", e Leonardo DiCaprio e Claire Danes por "Romeu e Julieta".
Por sinal, o que pensaria Shakespeare se o beijo das lésbicas Gina Gershon e Jennifer Tilly em "Ligadas pelo Desejo" for considerado melhor que o clássico affair de Romeu e Julieta?
A cerimônia de premiação do MTV Movie Awards vai ao ar no Brasil no sábado, dia 14 de junho às 21 horas.

Texto Anterior: Gilberto Gil debate seu disco com pesquisadores da Unicamp
Próximo Texto: Os concorrentes "normais"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.