São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enviado dos EUA chega ao ex-Zaire

Manifestantes desafiam proibição

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um enviado dos EUA chegou ontem à República Democrática do Congo (ex-Zaire) para discutir a ajuda norte-americana.
O embaixador dos EUA na ONU, Bill Richardson, chegou à capital, Kinshasa, pouco depois de uma manifestação contra o novo presidente, Laurent Kabila, que em maio depôs Mobutu Sese Seko.
Richardson disse que a quantidade de ajuda norte-americana vai depender do respeito do novo governo pelos refugiados, direitos humanos, democracia e políticas de mercado. Kabila concordou em princípio com uma investigação da ONU sobre essas questões.
Richardson disse que vai hoje à cidade de Lubumbashi (1.600 km a sudeste da capital) para se encontrar com Kabila. O novo presidente está naquela cidade, onde se reuniu ontem com o gabinete, segundo informações oficiais.
Mais de mil pessoas participaram ontem na capital de uma passeata que havia sido proibida pelo governo. Os manifestantes são partidários do líder oposicionista Etienne Tshisekedi, excluído do governo de Kabila.

Texto Anterior: Cresce tensão na capital do Congo
Próximo Texto: Furacões devem aumentar em 1997
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.