São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revista é justa em escolha

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao final do texto de Agnes Wold e Christine Wenneras, sobre a influência do sexo na obtenção de recursos para pesquisa, a revista "Nature" fez uma brincadeira: "Este artigo foi avaliado por três homens".
Mas, perguntada sobre as repercussões da pesquisa das duas cientistas sobre seus procedimentos de escolha de artigos, a revista foi mais séria.
"A 'Nature' é, e sempre foi, preocupada em ser escrupulosamente justa na avaliação das contribuições submetidas a publicação", respondeu a editora-executiva da revista, Maxine Clarke, por e-mail.
Para ela, "ninguém tem certeza se os vieses encontrados no estudo sueco são universais. Muitos acham que são, mas ninguém pode saber, já que os dados não são públicos".
A revista "Science", publicada pela Associação Americana para o Progresso da Ciência, afirmou que o estudo de Wenerras e Wold "levanta questões sérias para a comunidade científica, assim como para a equipe editorial da 'Science"'.
Mas disse que apóia o Congresso Internacional de Avaliação por Pares em Biomédicas, que discute processos como o descrito no estudo sueco.
Segundo a "Science", a publicação revisa suas políticas e práticas. "O estudo nos desafia a continuar monitorando nosso processo de avaliação por pares".
(FR)

Texto Anterior: Academias discriminam mulher cientista
Próximo Texto: Problema não é pesquisado no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.