São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Helicópteros disputam notícia

The Wall Street Journal
de Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

"Há notícia ocorrendo aqui", diz o repórter Bob Pettee de dentro de seu helicóptero. "É uma situação de resgate em curso, e ficaremos aqui enquanto ela durar", narrava ele a 330 metros de altitude sobre uma estrada de Los Angeles (Costa Oeste dos EUA).
O que o repórter estava acompanhando na verdade era o trajeto de uma camionete que levava um golfinho machucado encontrado na praia para um centro veterinário da cidade, informa o diário.
Junto ao helicóptero de Pettee, que trabalha para a rede de TV KNBC, de Los Angeles, helicópteros de três outras redes acompanhavam o mesmo golfinho.
Os noticiários das 17h de nove redes de TV da cidade e de mais quatro rádios resolveram investir nos helicópteros para aumentar a temperatura de suas coberturas, explica o "Wall Street".
Segundo o jornal norte-americano, 17h é um horário nobre para notícias locais.
"Aqui, na vanguarda do jornalismo de helicóptero, os telespectadores de Los Angeles já assistiram a coberturas aéreas de tirar o fôlego: incêndios, rebeliões, terremotos e até um tiroteio durante um assalto a banco", escreve o "Wall Street".
Segundo o jornal, a competição acirrada colocou 13 helicópteros voando em tempo integral na busca de notícias.
"Eles correm atrás de todas as chamadas na esperança de que aquela finalmente vá ser a grande chamada", disse ao "Wall Street" o sargento de polícia Brent Carey, responsável pelas operações aéreas da polícia de Los Angeles.
Muitas vezes dá certo, mas em outras, é preciso inflar a notícia. O jornal narra o caso de um sequestro de um táxi por uma mulher armada que foi acompanhado durante quatro horas. Terminou sem nenhum acontecimento de maior importância. A arma era um pedaço de ferro retorcido.
Em outra oportunidade, o sequestro de uma criança por piratas revelou ser um simples passeio em um barco a vela de um pai com seu filho.
Para tentar dar maior importância ao salvamento do golfinho que estava cobrindo, por exemplo, o repórter Bob Pettee disse que se tratava de um caso interessantíssimo de "um mamífero tentando salvar outro mamífero".

Texto Anterior: Mexicanos se aglomeram para ver santa em poça d'água
Próximo Texto: Colônias de Israel serão paralisadas, afirma TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.