São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ao redor do fogo

MARCELO LIMA

Instalar uma lareira pré-fabricada em casa pode tornar mais quentes as noites de inverno
Desfrutar do calor de uma lareira durante o inverno não é mais privilégio de quem pode arcar com os altos custos de um projeto específico.
O mercado oferece hoje diversas opções em lareiras pré-fabricadas, ou mesmo prontas, ideais para pequenos espaços e de fácil instalação.
Como requisitos básicos, são necessários apenas espaço disponível e condições para a tubulação de escoamento de fumaça atingir o teto.
O arquiteto Fernando Teixeira de Camargo, por exemplo, optou por um modelo pré-fabricado que teve o corpo revestido em mármore e a tubulação em alumínio polido deixada aparente. "Resolvi não abrir mão do conforto proporcionado pela lareira, mas procurei integrar a peça à sala de estar", diz.
Dimensionamento
Independente da solução adotada, é fundamental atentar para o correto dimensionamento da lareira e do sistema de escoamento. Quanto melhor dimensionada, menor será o consumo de lenha.
O tamanho da lareira deve ser definido de acordo com as dimensões de cada ambiente e não apenas em função da decoração. Isso ocorre porque, se o tamanho da lareira for menor que o indicado, a fumaça pode permanecer no ambiente e, se for maior, o alto consumo de oxigênio pode prejudicar a qualidade do ar.
Nas lojas especializadas, além de assessoria técnica para o dimensionamento, é possível encontrar modelos pré-fabricados, prontos para receber alvenaria externa, e peças aparentes em metal que dispensam revestimentos.
Como inconveniente, apesar da maior facilidade de instalação, as lareiras prontas são menos eficientes em termos de propagação de calor. Quando revestida, o calor emitido pela lareira fica armazenado na alvenaria por mais tempo, enquanto os modelos aparentes esfriam logo depois que a lenha for consumida.

ONDE ENCONTRAR Aleotti: rua Joaquim Nabuco, 316, Brooklin, zona sul, tel. 536-4511. Construflama: rua Branco de Moraes, 422, Chácara Santo Antônio, zona sul, tel. 548-3071. DM Lareiras: av. General Edgar Facco, 799, Freguesia do Ó, zona norte, tel. 876-6199. Ouro Preto Cerâmicas: av. Francisco Morato, 702, Butantã, zona oeste, tel: 813-0766. Zona D: rua Harmonia, 479, Vila Madalena, zona oeste, tel. 814-6299.

Texto Anterior: ÚTEIS E FÚTEIS
Próximo Texto: Pondo lenha na lareira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.