São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia dos Namorados é jóia

LAVÍNIA FÁVERO

Entre pedras preciosas, ouro fosco ou prata, escolha o seu estilo e impressione
Nada melhor para impressionar no Dia dos Namorados do que presentear com uma jóia. Quem quer demonstrar os melhores sentimentos, mas ainda não está preparado para ostentar uma aliança de noivado, pode escolher entre várias opções -de estilo e preço- oferecidas pelas coleções.
Betty Loeb foi buscar nas pedras o espírito étnico, mas com delicadeza. "Procurei fazer peças não tão pesadas, mais femininas", conta. Entre as pedras, destaca-se a labradorita -que tem todas as cores do arco-íris e, acredita-se, traz sorte- nos anéis montados em ouro.
O designer Nelson Alvim aposta na feminilidade: "Grandes correntes e pulseiras realçam as qualidades da mulher", diz. Suas criações têm por base a prata, com detalhes em ouro, pedras e coral.
Ana Athayde inspirou-se nos etruscos, o primeiro povo a criar técnicas de fundição de ouro, para criar suas peças. Metais nobres e pedras como a turmalina, a granada e a pérola se entrelaçam de forma exclusiva. "Procurei aliar as inspirações etruscas às formas orgânicas e geométricas, sempre presentes no meu trabalho", conta.
Antônio Bernardo propõe "a desestruturação da jóia a partir dos princípios da joalheria". Um bom exemplo disso são as peças feitas com fitas de ouro fininhas, formando círculos.
"Nada além disso", explica o joalheiro, que diz procurar sempre o mais simples: "Exploro o que as fitas de ouro podem oferecer simplesmente por estarem juntas".
Entre os materiais, o destaque é para o ouro fosco. A H. Stern investiu na tendência como tentativa de resgatar o "look" das jóias antigas. "O ouro fosco agrada porque é mais discreto, menos chamativo, mesmo quando as peças são grandes", diz Richard Barczinski, diretor-superintendente da rede de joalherias.
(LF)

Manicure: Rosângela (Salão Marcos Freire)

Texto Anterior: Lazer que dá trabalho
Próximo Texto: o certo e o errado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.