São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Remendo' tem aço e supercola

RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

A técnica de engenharia que começou a ser usada ontem à tarde para salvar a estrutura da ponte dos Remédios pode ser comparada a um remendo feito numa calça rasgada. Com uma diferença: em vez de linha e agulha, são usados cabos de aço e macacos hidráulicos/pneumáticos, semelhantes aos usados por funileiros que desamassam carros -só que muitíssimo mais potentes.
Os cabos de aço estarão fixados em quatro caixas de concreto que começaram a ser construídas ontem (veja desenho ao lado).
Para que essas caixas de concreto resistam, elas foram feitas com um cimento especial e uma liga adesiva que inclui epóxi (resina adesiva extremamente resistente).
Para que a mistura seja quimicamente ideal, é preciso que o processo ocorra em uma temperatura estimada em 20°C.
Para isso, os funcionários da Este Engenharia cobriram as caixas ontem à tarde e durante toda a madrugada de hoje com mantas de lã, cobertas por plástico e esquentadas por meio de aquecedores a gás e elétricos. Só hoje à tarde os macacos serão acionados.
(RF)

Texto Anterior: Obras custam R$ 5 milhões
Próximo Texto: Interdição total traz o caos de volta ao trânsito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.