São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Cadernos" discutem a reforma latina

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A extensa reforma no ensino brasileiro -que só no ano passado trouxe uma nova Lei de Diretrizes e Bases e uma redistribuição dos recursos do ensino, com o fundão- não deve ser vista como um fenômeno estritamente nacional.
Praticamente todos os países latino-americanos -e muitos países europeus e de outros continentes- estão com reformas da mesma abrangência em seu ensino.
É nesse contexto que a Fundação Carlos Chagas, de São Paulo, dedica o número cem de seus "Cadernos de Pesquisa" ao tema "Globalização e Políticas Educacionais na América Latina", organizado por Dagmar Zibas (FCC), Maria Laura Franco (FCC e PUC-SP) e Mirian Warde (PUC-SP).
O primeiro dos sete artigos é uma "Crítica às Prioridades e Estratégias do Banco Mundial para a Educação", de Jon Lauglo, que introduz novos elementos em um dos debates centrais das reformas latino-americanas.
A privatização da educação básica no Chile é analisada por Alfredo Rojas Figueroa, e as mudanças na Argentina por Guillermina Tiramonti, educadores desses países.
Há ainda textos mais gerais sobre o conjunto dessas reformas.
(FR)

"Cadernos de Pesquisa" custa R$ 15,00 na livraria da Cortez Editora, rua Bartira, 387, Perdizes (zona oeste de SP), tel. (011) 864-0111

Texto Anterior: Nova revista traz textos sobre inteligência
Próximo Texto: Provão confirma inscrições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.