São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regularidade e sangue frio dão vitória para o brasileiro

IGOR GIELOW; MARTA AVANCINI
DO ENVIADO ESPECIAL A PARIS

e de Paris
A regularidade do jogo de Gustavo Kuerten e seu sangue frio no segundo set foram determinantes para a vitória sobre o espanhol Sergi Bruguera, ontem, na final do torneio de Roland Garros.
Kuerten fez o primeiro ponto da partida, mas não levou o primeiro game. Todo o primeiro set foi marcado pelo equilíbrio.
Mas Kuerten foi melhor. Fez o primeiro de seus quatro aces (quando o adversário não rebate o saque) -contra apenas um de Bruguera no jogo todo. Também foi o primeiro a quebrar o serviço do adversário. Ganhou por 6/3.
No segundo set, o espanhol voltou mais animado. Apesar de perder o primeiro game, Bruguera venceu o mais emocionante game da partida -o segundo, que teve uma sequência de idas de Kuerten à rede. A torcida aplaudiu de pé.
Se no primeiro set Bruguera jogou no fundo da quadra, no segundo atacou como é de seu estilo.
O ponto culminante do jogo foi o nono game do segundo set. Bruguera vinha de vitória no game anterior com o apoio da torcida.
Empatados em quatro games a quatro, ambos os jogadores pareciam saber que o jogo seria definido a partir dali.
Trocaram bolas usando quase todos os fundamentos do tênis. Kuerten quase perdeu. Mas empatou em 40 iguais e trocou a vantagem para fechar o game com Bruguera durante quase dez minutos.
O espanhol, mais nervoso, acabou perdendo o game. E o seguinte, levando à perda do set. "A regularidade de Kuerten é surpreendente", disse depois da partida.
O último set foi um "passeio" para Kuerten. Ganhou fácil, com parcial de 6/2. Na torcida, a impressão era de que Bruguera tinha desanimado. Ele chegou a mudar para um estilo tendendo ao fundo de quadra, mas não teve sucesso. Devolvendo uma bola contra a rede, perdeu o jogo.
Os dois jogadores não forçaram o saque durante o jogo. Só houve uma dupla falta -de Bruguera, no sexto game do último set.
E Kuerten cumpriu o que prometera durante os treinamentos que antecederam a final: subiu à rede e assustou o espanhol. No cômputo geral, fez 16 de seus 111 pontos em jogadas de ataque na rede, contra seis de Bruguera -que fez 84 pontos ao todo.
Kuerten viaja hoje às 15h (10h em Brasília) para Bolonha (Itália), onde participa de um torneio em quadra de saibro. Na sequência, vai para Nottingham (Inglaterra) participar de um torneio em quadra de grama. Será seu primeiro preparativo para Wimbledon, o torneio mais famoso do mundo.
(IGOR GIELOW e MARTA AVANCINI)

Texto Anterior: Cuba; Desfalque; Bulgária
Próximo Texto: Espanhol diz estar surpreso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.