São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidado com o que se fala por aí sobre ejaculação precoce

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 16 e sou virgem. Eu e minha namorada estamos quase transando. Mas tenho medo de ser ejaculador precoce e não satisfazê-la. Dizem que quem se masturba só pensando no prazer de gozar está "treinando" para ter ejaculação precoce. Eu me masturbo quatro vezes por semana e demoro de três a quatro minutos para ejacular. Há um método que previna ou remedie esse problema?"

resposta Olha só quanta bobagem se diz por aí! Tente imaginar o mundo com 100% de ejaculadores precoces. Ele seria assim se a masturbação "pelo prazer de gozar" fosse a causa desse problema.
Afinal de contas, por que as pessoas se masturbam? Falta do que fazer? Duvido. Aliviar ansiedade? Talvez. Treino para a vida sexual? Também. Mas será que o motivo básico não é sempre obter prazer? Acho que é por aí.
Masturbação não deixa ninguém com ejaculação precoce. E suas causas mais comuns são mesmo ansiedade, medo de um desempenho sexual insatisfatório e falta de "intimidade" com o corpo -seu ou da parceira. Em geral, a experiência e o "treino" fazem superar essa dificuldade inicial.
Por falar nisso, sua carta mostra certa ansiedade. Você está encanando com um problema que nem apareceu! Parece a história do garoto que achava que ia desmaiar se subisse em uma montanha russa. No final, ou ele não subia no brinquedo ou ia e passava mal.
Desencane e deixe as coisas rolarem. Entre, com calma e responsabilidade, no melhor parque de diversões do mundo. Se surgir algum problema, a gente volta a conversar.

Texto Anterior: Poesia-caracol fatura o prêmio
Próximo Texto: O jovem Guga é o novo ídolo brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.