São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
Próximo Texto | Índice

Cartão reduz espera em consultório

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A utilização de cartões magnéticos e uma rede corporativa de computadores podem terminar com um dos maiores aborrecimentos de conveniados a planos de saúde: a necessidade de obtenção de guias de autorização para as consultas médicas.
Esse projeto está sendo conduzido pela filial da Unimed de São José do Rio Preto, que está distribuindo cartões magnéticos para seus 120 mil associados na região. O objetivo é agilizar o atendimento e reduzir as fraudes no sistema.
Modems
Para implantar o sistema, a Unimed adquiriu 380 microcomputadores Pentium que serão instalados nos consultórios médicos associados ao grupo.
"Até hoje, o cliente da Unimed precisava vir até o nosso guichê, apresentar seu carnê e esperar para receber uma guia. Só depois, ele podia ir até o médico para realizar sua consulta", diz Maurício Silva Rosa, gerente de informática da Unimed.
"Com a adoção do cartão magnético e a informatização de nossos cooperados, o cliente pode ir direto ao médico", diz Rosa.
Segundo ele, basta passar o cartão na leitora acoplada ao micro, que está ligado por modem com o banco de dados da empresa, para ter seu atendimento aprovado imediatamente.
O sistema utilizado pela Unimed foi desenvolvido pela empresa mineira KTT.
Esse sistema coloca nas mãos dos médicos todas as informações antes centralizadas na empresa de saúde, como limites de consulta, situação dos pagamentos do paciente e prazos de carência.
"Outra vantagem é que os médicos podem a qualquer momento consultar o número de atendimentos realizados e saber quanto irão receber no final do mês", diz Rosa.
Redução de fraudes
Segundo ele, o uso do cartão deverá também reduzir o número de fraudes, tanto por parte dos clientes quanto por parte dos médicos.
"A não ser que o cliente empreste seu cartão, sua senha e seu RG para outra pessoa, será impossível fraudar o sistema."
Para Rosa, como o software armazena dados sobre o paciente, será fácil identificar incongruências, como um pediatra que atende clientes de 60 anos.
Automação de consultórios
O próximo passo da Unimed será oferecer a seus conveniados a instalação de um software de automação de consultórios e estender o uso do cartão a clínicas e a hospitais para agilizar os processos de exames e internações.
A expansão do sistema deverá resultar na instalação de mais 150 microcomputadores pela Unimed até o mês de setembro próximo.
Todos os microcomputadores, da marca Five Star, possuem chip Pentium de 100 MHz, com 16 Mbytes de memória RAM, disco rígido de 1,2 Gbyte e fax/modem de 33,6 mil bps.
A empresa deverá implantar também um sistema de correio eletrônico entre os médicos associados para a troca de informações.
"Atualmente, a troca de dados realizada entre os médicos associados e a Unimed é feita pelo sistema Renpac", diz Rosa.

Próximo Texto: Interloja coloca "Contador" em oferta; Pentium de 200 MHz está com desconto; UMC lança kit de videoconferência; Notebook IBM à venda com preço reduzido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.