São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canhões compensam 'falhas' da natureza

ISABELLE SOMMA
DA ENVIADA ESPECIAL A BARILOCHE

O principal atrativo de Bariloche é a neve. Para garanti-la, em quantidade exata para a prática do esqui, o complexo de Cerro Catedral adquiriu 40 canhões que produzem flocos artificiais (veja quadro nesta página).
A preocupação tem origem no fato de que no ano passado houve apenas dez dias de neve, a pior temporada dos últimos dez anos.
Os canhões também garantem, segundo a direção do complexo, que o esquiador deslize até a base da montanha. O equipamento tem capacidade para cobrir 10 hectares com neve artificial.
Para quem não esquia, isso não parece tão importante assim. Mas imagine esquiar até um certo ponto, tirar os esquis e descer a pé até achar um lift (teleférico que leva o passageiro até o princípio da pista, no topo da montanha).
Outra novidade: o Superbubble, meio de elevação exclusivo para esquiadores. Ele deve evitar as enormes filas que costumam esgotar a paciência dos adeptos do esporte, além de encurtar o tempo de elevação dos esportistas, entre a base e o cume, em 8,5 minutos.
Além do Superbubble, com seis assentos e trajeto ampliado, haverá o Garaventa, uma cadeira quádrupla com alta velocidade.
Outra promessa a conferir: a escola Catedral Alto Patagônia garante que o aluno que não aprender a esquiar em seis dias terá seu dinheiro restituído. E não exige experiência anterior!
Oo snowboard (espécie de surfe na neve), outro esporte de inverno muito praticado, ganhou um parque exclusivo. Praticantes e curiosos têm à disposição um half-pipe (pista em forma de "U") especial para o esporte.
O acesso ao complexo, com suas novas atrações, também está mais fácil. Um sistema de passes eletrônicos foi implantado e promete maior rapidez no controle das entradas e saídas.
Todas as melhorias custaram cerca de US$ 20 milhões para a empresa concessionária do monte, Catedral Alta Patagônia. A abertura oficial da temporada deste ano acontece em 1º de julho.
Cerro Catedral é o maior centro de esportes de inverno de Bariloche. Está a 19 km do centro da cidade. Tem 2.388 metros, 54 pistas que formam 67 km de área esquiável, 38 meios de elevação. Comporta 20 mil esquiadores por hora.
Cerro Catedral ganhou esse devido a um formato que parece existir apenas na percepção de quem batizou o monte.

Texto Anterior: Conheça os passeios embutidos nos pacotes
Próximo Texto: Bactérias entram no processo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.