São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 1997
Próximo Texto | Índice

Adeus, reformas; Prêmio de consolação; Na marca do pênalti; Tatuagem indesejada; Time problemático; Intervenção branca 1; Intervenção branca 2; Vingança do baixo clero; Com aval de FHC; Queda-de-braço; A PF procura; Dança dos números; Interesse próprio; DNA peemedebista; Efeito Tuma; Apertando o cinto

Adeus, reformas
O item (subteto) derrotado ontem na reforma administrativa era o mais fácil de ser aprovado. As votações seguintes serão mais difíceis para o governo. Ganha corpo a tese de rejeitar toda a reforma em 2º turno e deixá-la para revisão constitucional em 99.

Prêmio de consolação
Destituído da liderança do governo na Câmara, Benito Gama (PFL-BA) não saiu de mãos abanando. Emplacou Antônio Correia, ex-presidente dos Correios no governo Itamar, em uma diretoria da BR Distribuidora.

Na marca do pênalti
A situação do secretário de Desenvolvimento Regional, Fernando Catão, piorou ontem. Dos 7 deputados do PMDB da Paraíba, 4 votaram contra o governo -1 se absteve e 2 apoiaram a reforma administrativa.

Tatuagem indesejada
"Carimbamos o Luís Eduardo." Foi assim que os petistas Marcelo Deda (SE) e José Genoino (SP) comemoraram ontem a derrota na reforma administrativa do novo líder do governo em seu primeiro duelo na Câmara.

Time problemático
O Planalto determinou mudanças nas superintendências do Ibama no Espírito Santo, Tocantins, Ceará e Rondônia. Razão: suspeita de corrupção.

Intervenção branca 1
Embora Divaldo Suruagy diga que Pedro Longo foi uma escolha sua e do Planalto para a secretaria da Fazenda de Alagoas, o coronel lhe foi imposto goela abaixo por Pedro Parente, secretário-executivo da Fazenda.

Intervenção branca 2
O novo secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Rui Coutinho, é indicação de Pedro Malan (Fazenda).

Vingança do baixo clero
Deputados críticos à gestão de Luís Eduardo na presidência da Câmara diziam ontem que ele terá que mudar o seu bordão "eu só jogo pra ganhar". Com o resultado de ontem, deverá ser "eu só jogo pra perder".

Com aval de FHC
O líder do PFL, Inocêncio Oliveira, apresentará projeto reduzindo os prazos da campanha e do horário eleitoral gratuito em 98. O prazo para escolha de candidatos vai do final de junho para 30 de julho. A propaganda na TV cai de 60 para 30 dias.

Queda-de-braço
PFL e PSDB querem reduzir os prazos de campanha em 98. E o PMDB está dividido.

A PF procura
De Luiz Fernando Nicolau (PSDB-AM), sobre o desaparecimento de Fernando Bomfim, que fez acusações a Amazonino Mendes (PFL-AM): "Ou se vendeu para o governador, ou está com uma pedra amarrada no pescoço no fundo rio Tietê".

Dança dos números
Na derrota do governo ontem na reforma administrativa, PMDB (22 contra e 11 ausentes) e PSDB (8 contra e 12 ausentes) foram os partidos da base com pior desempenho. De novo, o PFL provou a sua vocação -90 a favor, 7 contra e 6 ausentes.

Interesse próprio
Candidato do Planalto à presidência do PMDB, Humberto Lucena (PB) começou a recolher assinaturas para convocar o Conselho Político, que deve decidir se antecipa ou não a sucessão de Paes de Andrade (CE).

DNA peemedebista
A exclusão de todos os municípios do FEF nasceu de uma articulação entre o líder do PMDB, Geddel Vieira Lima, e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Henrique Alves.

Efeito Tuma
Régis de Oliveira, vice-prefeito de São Paulo, assumiu oficialmente sua pré-candidatura pelo PFL ao governo paulista.

Apertando o cinto
Em 24 horas de funcionamento, o PDV (Programa de Demissões Voluntárias) do Mato Grosso do Sul teve a adesão de 1.900 funcionários. A meta é 5.000. Atingido o objetivo, o Estado economizará R$ 3 mi por mês.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Milton Temer (PT-RJ), que disputará a presidência do PT, sobre líderes da tendência Articulação cogitar da expulsão de setores da esquerda petista:
- Não é a esquerda que faz luta interna com um manifesto de assinado por seis pessoas, é a maioria que usa o manifesto para falar até em expurgos.

Próximo Texto: Dente por dente, olho por olho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.