São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incor inaugura novo equipamento

LUCIANA BENATTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A nova estrutura física e a instalação de novos equipamentos computadorizados devem resultar em um aumento de 20% na capacidade de atendimento do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo).
No serviço de hemodinâmica são realizados mensalmente cerca de 900 procedimentos hemodinâmicos, como cateterismos, angioplastias e instalações de marcapassos cardíacos.
A nova estrutura -que custou US$ 5 milhões à Fundação Zerbini e ao governo do Estado- foi inaugurada na manhã de ontem na presença do governador Mário Covas.
A reforma dos 1.000 m² que abrigam o serviço no prédio do Incor ampliou o espaço de atendimento de quatro para sete salas. Em 1996, o serviço realizou cerca de 10 mil estudos hemodinâmicos, com uma média diária de 35 exames. Com as reformas e o uso dos novos equipamentos, a capacidade diária de realização desses exames passa para 45.
Imagens digitais
No antigo sistema, as imagens eram gravadas em filme. No novo, as imagens serão digitais.
Segundo ele, outras vantagens dos novos equipamentos são: expor o médico e o paciente em menor intensidade à radiação e facilitar o armazenamento das imagens dos exames, que poderá ser feito em CD-ROM.
Informações em rede
Os novos equipamentos computadorizados serão ligados em uma rede interna (Intranet), a que é vedado o acesso externo.
Isso vai permitir que os médicos tenham acesso às imagens dos exames de seus pacientes a partir de 400 terminais instalados em vários andares do prédio.
Por enquanto, as imagens digitalizadas ficarão disponíveis na rede interna por cerca de duas semanas. O objetivo é, até o final deste ano, ampliar a capacidade de armazenamento de imagens de exames na rede para um ano.
O laudo com o resultado dos exames, outros procedimentos realizados e o histórico do paciente também ficarão disponíveis, junto com as imagens.
O texto do laudo e alguns quadros das imagens do exame também poderão ser enviados via Internet para outras instituições.

Texto Anterior: Governo distribui dois lotes de tríplice
Próximo Texto: HC informatiza acesso a guia de medicamentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.