São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frio faz 11ª vítima em SP e 3ª em MG

DA REPORTAGEM LOCAL; DAS REGIONAIS; DA AGÊNCIA FOLHA

O mineiro Jerônimo Domingos Alves, 41, foi achado morto ontem de manhã, no bairro de Santa Cecília (centro). É a 11ª vítima do frio em São Paulo em dez dias.
Segundo a PM, o motivo mais provável da morte foi mesmo o frio, já que não havia marcas de violência no corpo. Ontem, a temperatura mínima na cidade foi 9,8°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para Clilton Guimarães dos Santos, promotor de Justiça da Cidadania, o maior problema das mortes causadas pelo frio não é a falta de vagas nos abrigos, mas sim a falta de informação à população. "Muitas vezes, quando vêem alguém ao relento, as pessoas não sabem para quem ligar."
Santos afirmou à Folha que exigiu do secretário municipal da Família e do Bem-Estar Social, Adail Vettorazzo, a divulgação ampla à comunidade do telefone da Defesa Civil -199.
O promotor afirmou que, a partir de hoje, ele próprio vai fiscalizar a operação de recolhimento de moradores de rua, para verificar se a operação funciona na prática.
"Se eu perceber que a prefeitura não está cumprindo o prometido, terei de entrar com uma outra medida judicial."
Minas Gerais
A Polícia Militar de Minas Gerais informou que um morador de rua morreu ontem na zona norte de Belo Horizonte por causa do frio. Com isso, o número de mortes provocadas pelas baixas temperaturas já chega a três em Minas Gerais, desde a semana passada. A PM já havia registrado a morte de outro morador de rua em circunstâncias semelhantes, na sexta-feira passada. No fim-de-semana, José Vítor de Assis, 32, foi encontrado morto após dormir em uma rua de Três Corações, no sul de Minas.
O quinto Distrito de Meteorologia, com sede em Belo Horizonte, registrou ontem a temperatura mínima de 9,8°C e a máxima de 21,4°C na capital mineira.
Ontem, a menor temperatura do Estado foi em Lambari, no sul de Minas, onde fez 0°C. Na madrugada anterior, fez ainda mais frio na cidade, com termômetros marcando menos 1°C.
Campos do Jordão
Campos do Jordão (175 km de São Paulo) registrou ontem o dia mais frio do ano. A temperatura mínima atingiu -3,0°C durante a madrugada. A queda na temperatura provocou a ocorrência de uma nova geada, que incluiu a serra da Mantiqueira e também a região central da cidade.
Segundo o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e de Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as temperaturas nas madrugadas de Campos do Jordão devem continuar negativas até o dia 12.

Texto Anterior: De tirar o chapéu; PQP; Para inglês ver
Próximo Texto: Protesto hoje vai lembrar primeiro ano da explosão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.