São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD dá dignidade aos 80

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DO ENVIADO ESPECIAL

Cássia Eller tem se esmerado, em sua carreira, em ressaltar o brilho de representantes do pop dos 80, década estéril em produzir gênios pop inquestionáveis. Em "Veneno Antimonotonia", ela sublinha a obra do gênio questionável Cazuza, artista que encontrou a morte dolorosa na rota do reconhecimento puro de sua obra.
Mais uma vez, se não desvenda valores ocultos de seus companheiros de geração (já o fizera com Renato Russo, Arnaldo Antunes, Herbert Vianna e Paulo Ricardo, entre outros), forra o legado dos 80 de dignidade -e entusiasmo.
Encara Cazuza com reverência, com austeridade -tanto que primores de melodia para tocar no rádio, como "Bete Balanço" e "Ponto Fraco", aparecem tensas, quase antipop. Por isso também "Billy Negão" perde o humor.
O poder melódico cai para segundo plano, a voz trovejante salta à frente. E chega mais furiosa ("Obrigado") e mais plena ("Brasil") que nunca.
Esta última abre o trabalho num pagode heavy (matizes incomuns na obra de Eller) em que o vozeirão se expõe em estado de graça.
Quando a artista arrefece a fúria e opta pelo sussurro -caso específico de "Preciso Dizer Que Te Amo"-, o resultado é quase genial.
É também no rock'n'roll à Iggy Pop de "A Orelha de Eurídice" -a maior revelação do CD- e no rito de uso de maconha que abre "Por Que a Gente É Assim?".
No resto do tempo, Cazuza propicia a Eller o que lhe é de natureza: o blues ("Blues da Piedade" ou "Só as Mães São Felizes"). E ela aparece conservadora, num que não está entre seus mais inventivos trabalhos.
Mas assim é Eller, que vem cantar, modesta que é, virtudes menores que as que ela possui de fato. Por enquanto, ela segue a praxe de que não conhece Eller quem não conferir "in loco" sua estrondosa presença de palco. É aguardar o show de "Veneno", pelas mãos calejadas de Waly Salomão.
(PAS)

Disco: Veneno Antimonotonia
Artista: Cássia Eller
Lançamento: PolyGram
Quanto: R$ 18, em média

Texto Anterior: Cássia Eller se rende à unidade de Cazuza
Próximo Texto: Show de RoRo marcou encontro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.