São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Achado vestígio de sangue de dinossauro

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas anunciaram ontem haver detectado traços de sangue em um osso de dinossauro de cerca de 65 milhões de anos.
Os resultados são publicados no "Proceedings" da Academia Americana de Ciências por pesquisadores da Universidade do Estado de Montana (norte dos EUA).
Os cientistas afirmam ter detectado hemoglobina nos ossos do Tyrannosaurus rex. A hemoglobina é molécula dos glóbulos vermelhos do sangue responsável pelo transporte de oxigênio no corpo.
Segundo os pesquisadores, a molécula lembra a hemoglobina de aves. Se os cientistas puderem encontrar hemoglobina em outros fósseis, poderão traçar com maior exatidão a cadeia evolutiva.
O estudo foi colocado em dúvida por alguns pesquisadores. Noreen Tuross, do Instituto Smithsonian, por exemplo, disse que a hemoglobina encontrada não deve pertencer ao dinossauro. A hemoglobina é muito frágil para durar por tanto tempo, afirmou Tuross.
Segundo os pesquisadores, o esqueleto quase completo do dinossauro estava enterrado em um local -na parte oriental do Estado de Montana- onde as condições impediram que os ossos se transformassem em minerais.

Texto Anterior: Bebê foi cobaia na Austrália, diz jornal
Próximo Texto: Deputado negocia com EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.