São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incidente foi 'quase agressão', acusa antigo Zaire

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A República Democrática do Congo (ex-Zaire), advertiu ontem a vizinha República Popular do Congo, considerando uma "provocação deliberada e quase agressão" um incidente do dia anterior.
Um obus disparado em Brazzaville, capital da República Popular do Congo, caiu na capital do ex-Zaire, Kinshasa, sem fazer vítimas. As duas cidades são separadas apenas pelo rio Congo. O governo ameaçou com retaliação, se o caso se repetir.
Massacres
O governo dos Estados Unidos acredita que os massacres de refugiados hutus continuam no ex-Zaire. Brian Atwood, chefe da Agência Internacional de Desenvolvimento, dos EUA, exortou novo governo do Congo-Kinshasa e das vizinhas Ruanda e Uganda a controlar seus soldados e pôr fim aos massacres.
Os EUA vêm apoiando Laurent Kabila, que no mês passado depôs Mobutu Sese Seko e mudou o nome do país de Zaire para República Democrática do Congo.

Texto Anterior: Fracassa cessar-fogo na capital do Congo
Próximo Texto: Fracassa cessar-fogo na capital do Congo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.