São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sensualidade da orquestra em CD é quase obscena

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

As peças sinfônicas de Maurice Ravel (1875-1937) e Claude Debussy (1862-1918) se prestam a um frequente mal-entendido: o de que se esgotam numa forma de melodia de sutileza pós-romântica, mesmo de leitura superficial ou de um onirismo forçado.
É preciso ser muito bom de música para descer a fundo nesses dois compositores franceses. E é o que fazem admiravelmente Kurt Masur e sua Filarmônica de Nova York. O CD foi agora lançado pela Warner, entre os preparativos para aquilo que São Paulo ouvirá domingo, no Ibirapuera, e segunda e terça-feira, no Municipal.
Masur e orquestra evitam em "A Valsa", de Ravel, e "Prelúdio para o Ocaso de um Fauno", de Debussy, a sensação fácil de decadência nostálgica de uma Belle Époque não mais resgatável. As duas peças trazem o frescor de um embate estético ainda em curso. São exemplarmente modernas, atuais.
No "Prelúdio" há agora, por certo, uma gravação que rivaliza com outra recente, da Sinfônica de Londres, sob a direção de Michael Tilson Thomas. E que ombreia duas outras exemplares na discografia: as de Boulez, com a orquestra de Cleveland, e a de Ernest Ansermet, com a Suisse Romande.
Há uma incrível qualidade técnica no registro de janeiro de 1996 no Avery Fisher Hall, de Nova York, sem a preponderância das cordas e com uma sutileza de instrumentos como a harpa, a flauta, o oboé ou a trompa, mesmo quando nenhum está conduzindo a linha melódica.
"A Valsa" é tratada com a delicadeza já na lentidão da cadência. É pelos pianíssimos prolongados que Masur dá o seu recado. A Filarmônica de Nova York acaba de entrar na lista das gravações de referência. Ela, com seu maestro, torna-se contemplativa, mística, cristalina. Os sons que ela produz têm algo de uma filosofia sem palavras, hedonista, de uma sensualidade quase obscena, mas incrivelmente feliz.
(JBN)

Disco: Kurt Masur e Filarmônica de Nova York
Lançamento: WEA
Qaunto: R$ 20 (aproximadamente)

Texto Anterior: Masur traz a SP sua aversão pelo "ar livre"
Próximo Texto: As férias mais baratas: ficar em casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.