São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suspensa reunião do papa com Alexis 2º

Encontro seria em 21 de junho em Viena

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O encontro entre o papa João Paulo 2º e o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Alexis 2º foi desmarcado. A reunião, que aconteceria em Viena (Áustria) no dia 21 de julho, seria o primeiro entre o líder da Igreja Católica e o da maior igreja ortodoxa desde a Idade Média, quando cristãos orientais e ocidentais se separaram.
O Santo Sínodo da igreja russa disse que a reunião foi desmarcada porque o encontro "não foi suficientemente preparado".
O Santo Sínodo reúne os 12 patriarcas de regiões russas mais o metropolita Alexis 2º, patriarca de Moscou e chefe do sínodo.
O Vaticano disse não ter sido informado oficialmente de qualquer cancelamento. O encontro não estava ainda definitivamente marcado, mas a idéia era fazê-lo às vésperas da segunda assembléia ecumênica européia, a se realizar entre 23 e 29 de junho em Viena.
Usa-se a data de 1054 como marco para separação entre as igrejas de rito latino e as de rito grego. O principal problema foi a reivindicação do papa de ter jurisdição sobre toda a cristandade.

Texto Anterior: Acordo pode garantir que França assine pacto sobre moeda única
Próximo Texto: John-John pode ter filho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.