São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relator quer ouvir Maluf sobre títulos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O relator da CPI dos Precatórios, senador Roberto Requião (PMDB-RS), não abre mão do depoimento do ex-prefeito Paulo Maluf (PPB) sobre o escândalo dos títulos públicos. "Ele era o prefeito de São Paulo e, portanto, o responsável pela administração na época das irregularidades", disse.
A necessidade do depoimento de Maluf é motivo de disputa entre os membros da CPI. Requião e os senadores José Serra (PSDB-SP) e Eduardo Suplicy (PT-SP) tentam garantir o depoimento de Maluf.
O senador Epitácio Cafeteira (MA), líder do PPB e integrante da CPI, no entanto, tenta evitar que Maluf sente-se na cadeira reservada aos interrogados pela CPI, que será ocupada pelo governador Mário Covas na próxima terça.
Em seu depoimento à CPI, anteontem, o prefeito de São Paulo, Celso Pitta, assumiu toda a responsabilidade sobre os atos administrativos da prefeitura referentes à emissão de títulos para pagamento de precatórios.
Com base no depoimento, Cafeteira diz que basta Maluf enviar ofício à CPI dizendo que não tem qualquer relação com os fatos apurados para evitar o depoimento.
Pitta disse à CPI que os ex-funcionários da prefeitura Wagner Baptista Ramos e Pedro Neiva Filho, peças-chave na montagem de emissões fraudulentas de títulos por diversas prefeituras e governos estaduais em 1995 e 1996, não tinham contato com Maluf.
Segundo o prefeito, os dois reportavam-se apenas a ele, que era secretário das Finanças, qualquer que fosse o assunto a ser tratado.
Além de Neiva e Ramos, também trabalhavam na secretaria Nivaldo Furtado de Almeida e Maria Helena Cella, investigados por sua participação na montagem de processos para a emissão de títulos.
"No lugar do Maluf, eu não deixaria de comparecer à CPI, porque isso pode atrapalhar a continuidade de sua vida política", provocou Requião. No início da noite de ontem, Cafeteira deu sinais de que Maluf poderá comparecer à CPI.
O senador disse que vai pedir ao ex-prefeito que aceite o convite. "Vou aconselhar Maluf a vir e se divertir com a cara dos integrantes da CPI", disse Cafeteira.

Texto Anterior: Pitta x CPI
Próximo Texto: Comissão sobre impeachment de governador é instalada em SC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.