São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Borghetti encontra músicos argentinos

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Neste final de semana, o Mercosul vai ganhar uma cara musical. O acordeonista brasileiro Renato Borghetti divide o palco do Memorial com os argentinos Guillermo Zarba (piano) e Juan Falú (violão).
Os instrumentistas fazem, inicialmente, apresentações separadas -Falú sozinho, Borghetti e Zarba acompanhados de seus quartetos. Depois tocam juntos.
O repertório é eclético. Além de composições próprias, inclui de Villa-Lobos a Piazzolla.
Idealizador do projeto, Zarba chama de "caprichosas" as fronteiras da América do Sul. "Tenho muito mais vínculo com o Rio Grande do Sul do que com o oeste de meu país, assim como os gaúchos daqui estão mais ligados à Argentina que ao norte do Brasil".
Piazzolla do litoral
Apelidado "Piazzolla do litoral", Zarba trabalha com elementos da província de Entre Ríos, na fronteira entre Argentina e Uruguai. É praticamente o mesmo substrato gaúcho de que se serve Borghetti.
"Eu cresci ouvindo música argentina e uruguaia". Entre as principais diferenças entre os dois lados da fronteira está o fato de Zarba se apresentar acompanhado de um bandoneonista, enquanto Borghetti toca outro tipo de acordeão, a gaita ponto.
"O bandoneon tem todas as notas, enquanto a gaita ponto seria uma espécie de piano sem as notas pretas", explica.
Já o violonista Juan Falú, que morou em São Paulo por oito anos, apresenta a música do norte da Argentina.
"É uma região montanhosa, mais ligada à cultura inca do norte do Chile, Bolívia e Peru", diz. "Como, entretanto, comecei a compor no período em que estava em São Paulo, minha música tem também uma forte presença brasileira".

Show: Renato Borghetti, Guillermo Zarba e Juan Falú
Onde: Memorial da América Latina (av. Mário de Andrade, 664, tel. 011/823-9866)
Quando: 13 e 14 de junho, às 21h
Preço: R$ 10 e R$ 5 (estudantes)

Texto Anterior: The Stylistics lembra velhos tempos
Próximo Texto: Cena do tecno nacional tem primeiro site
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.