São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avaloni encena poemas em suíte de hotel

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Foi a partir de uma seleção de poemas homossexuais publicados pela Folha no ano passado que o ator Markus Avaloni desenvolveu o espetáculo "O Amor que Diz Seu Nome", que estréia hoje no hotel Cambridge. Os 20 poemas de 16 autores diferentes serão interpretados por ele na suíte 51 do prédio, que fica no centro de São Paulo.
"Acho que é a primeira vez que alguém encena em um quarto de hotel", disse. As 20 pessoas que terão a chave da suíte -o ingresso é a chave- assistirão ao espetáculo sentadas. "As pessoas estarão dentro do cenário da peça, terão acesso à intimidade do personagem, transformam-se em testemunhas de um momento privado. É uma forma intimista de apresentar esse espetáculo", conta Avaloni. "A suíte lembra um quarto de 'A Estrada Perdida', do cineasta David Lynch. Também é uma aproximação do teatro com o cinema de locação e não de estúdio."
A idéia de levar a peça a um quarto de hotel veio, segundo ele, do poema "O Lobo Criança", de Horácio Costa, espécie de texto-chave para o resto do espetáculo.
Costa fala de uma pessoa em um quarto de hotel que é tomada por uma lembrança de infância. Assim, o personagem -"que nem eu mesmo sei quem é", diz Avaloni- começa envolto em um lençol e vai se vestindo ao longo da peça, até chegar à última cena, vestido de terno e gravata, mas sempre conduzido pelos poemas.
Apesar de ser uma reunião de poemas homossexuais, Avaloni esclarece que não é uma peça gay.
"O espetáculo trata de sexualidade e do universo masculino. Gay é um termo yuppie. A peça tem poemas de Lorca e de Gilberto Gil. Não dá para falar que eles são poetas gays. Outra questão é que o amor entre homens não é necessariamente homossexual", afirma ele, que quer escapar dos rótulos.
Além de Lorca e Gil, Avaloni fala poemas de Frank O'Hara, Pasolini, Alfred Douglas, Thom Gunn, W.H. Auden, Elizabeth Bishop, Allen Ginsberg, entre outros.

Peça: O Amor que Diz Seu Nome
Direção: Celina Bebianno
Com: Markus Avaloni
Quando: estréia hoje, às 22h; sex e sáb, às 22h, dom às 20h. Até 13 de julho
Onde: hotel Cambridge (av. Nove de Julho, 216, Bela Vista, tel. 011/239-0399)
Quanto: R$ 20

Texto Anterior: Regulamento
Próximo Texto: Local quer incentivar cultura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.