São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inaugurado teatro de Shakespeare

Globe Theatre é réplica

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

O teatro idealizado por William Shakespeare para o povo recebeu ontem, pela primeira vez, a visita da rainha do Reino Unido.
Elizabeth 2ª e o príncipe Philip abriram ontem oficialmente o Globe Theatre, réplica do teatro inaugurado em 1599 pela companhia do próprio Shakespeare.
Na época, a rainha Elizabeth 1ª e o rei James 1º não iam ao teatro, considerado popular demais, e chamavam a companhia para representar na corte quando queriam assistir a uma peça.
Os dois chegaram de barco ao local, na margem sul do rio Tâmisa, e foram recebidos por uma banda de músicos vestidos com roupas de época nos portões do teatro.
O casal real assistiu à performance de "Triumphes and Mirth" (Triunfos e Alegria), espetáculo especialmente criado para a ocasião.
Henrique 5º
Na primeira parte, foi encenada uma versão reduzida de "Henrique 5º". A montagem, que abriu a pré-temporada no teatro em 27 de maio, tem elenco exclusivamente masculino, como era regra no século 16.
A direção é de Richard Olivier, filho do ator Laurence Olivier.
A peça conta a história da batalha em que as tropas lideradas por Henrique 5º venceram um contingente muito superior do Exército francês.
A entrada dos soldados franceses em cena foi saudada com uma chuva de groselhas no palco, atiradas por vendedores em roupas da era elisabetana "infiltrados" na platéia de vestidos longos e fraques. A performance de ontem foi exclusiva para convidados -atores, diretores, políticos e pessoas que colaboraram para a realização do projeto.
Pedido
O "bombardeio" de groselhas atendeu a pedido do diretor artístico do Globe, Mark Reynolds, que disse certa vez que gostaria que a platéia atirasse objetos e questionasse os atores durante as apresentações.
O bispo de Southwark, Roy Williamson, subiu ao palco durante a peça para abençoar o projeto.
Na segunda parte, os espectadores viram uma montagem sobre a história do Globe Theatre e, depois, uma versão reduzida de "A Winter's Tale".
O Globe Theatre original foi destruído por um incêndio em 1613. O projeto de reconstrução, idealizado pelo ator e diretor norte-americano Sam Wanamaker, custou US$ 49 milhões. Wanamaker morreu em 1993.
Parte do dinheiro para a construção foi conseguido com doações. O projeto também recebeu fundos do governo britânico, por intermédio da concessão de uma verba da loteria.
A fundação que administra o teatro continua arrecadando fundos para inaugurar, até o ano de 1999, uma exposição permanente sobre o projeto.

Texto Anterior: Londres rejeita mais tropas chinesas em HK
Próximo Texto: Novo Globe reproduz o original com detalhes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.