São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motorista crê em respeito ao rodízio

ROGERIO SCHLEGEL
DA REPORTAGEM LOCAL

No ano passado, o paulistano dizia que iria obedecer ao rodízio, mas desconfiava que seu vizinho não fosse fazer o mesmo. Isso mudou: três em cada quatro paulistanos ouvidos pelo Datafolha acham que a operação será respeitada.
Essa é a principal mudança de expectativa apontada na pesquisa recente e se explica pelos altos índices de obediência que o programa teve no ano passado, que na média ficaram acima de 90% -isto é, nove em cada dez carros com final restrito deixaram de circular.
O conhecimento sobre a multa, que aumentou este ano, também pode ajudar a explicar o número. Em 96, 67% dos entrevistados disseram estar informados de que haveria multa para quem desobedecesse o programa. Agora, o índice bateu em 86%.
Ironias
A pesquisa revelou algumas ironias. Os que são contra o rodízio acertaram mais o dia em que os finais estão proibidos.
Foram 60% de acerto contra 46% de respostas corretas dos que são a favor.
Outra: o grupo mais numeroso de pessoas desinformadas sobre o programa está entre os jovens com idade entre 18 e 25 anos.
É essa a faixa etária que mais aprova a operação.
(RSc)

Texto Anterior: Paulistano apóia 'rodízio de resultados'
Próximo Texto: SP pára até com trânsito 'tranquilo'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.