São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espinhas podem retornar

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um outro problema -dessa vez mais comum entre os adolescentes- pode voltar com carga total na vida adulta: as espinhas.
Os principais candidatos a enfrentar as espinhas são pessoas que tiveram fases moderadas ou graves de aparecimento de espinhas na adolescência.
Algumas mulheres também têm ciclicamente uma piora do quadro de espinhas. Isso acontece mais no período pré-menstrual. O uso de pílula anticoncepcional também pode desencadear as espinhas.
A relação entre hormônios sexuais e espinhas acontece nos adultos que têm uma maior sensibilidade ao estímulo hormonal. Os homens não escapam desse mecanismo.
A dermatologista Lilian Akemi Ota explica que os hormônios aumentam a atividade de glândulas sebáceas e deixam a pele mais oleosa e mais suscetível ao aparecimento de espinhas.
Alguns tipos de remédios e suplementos alimentares também favorecem o surgimento das espinhas. Corticóides, produtos que contenham iodo, cloro ou bromo, hormônios anabolizantes e vitaminas do complexo B e seus derivados podem levar a um quadro de aparecimento de espinhas.
Algumas pessoas também são mais sensíveis a determinados alimentos. Os mais clássicos são amendoim, chocolate, refrigerantes e carne de porco. Segundo Lilian, nesse caso é interessante evitar esse tipo de comida.
(JB)

Texto Anterior: Sarampo afasta médica do trabalho
Próximo Texto: Hanseníase já tem tratamento eficaz; Autobiografia mostra criação do psicodrama; Pesquisadores testam ácido contra enfisema; Livro ensina como controlar obesidade; Desnutrição afeta pacientes do SUS; Labitintite é tema de seminário médico; Uso de fermento requer cuidados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.