São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estilo étnico personaliza ambientes

Decoradores defendem mistura

CLEIDE FLORESTA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Mudar o visual da casa nem sempre significa ter de trocar os móveis. Pequenos detalhes podem mudar a "cara" dos ambientes sem precisar gastar muito.
Objetos étnicos, principalmente aqueles ligados às culturas oriental e africana, uma forte tendência na decoração de interiores, podem ser boa alternativa. Um pequeno vaso, um tapete ou mesmo uma mesa conferem personalidade aos ambientes.
Para a decoradora Clarisse Reade, 48, o importante é seguir o gosto pessoal e não abusar na mistura de materiais e cores, para não correr o risco de exagerar.
Segundo ela, o interesse por objetos diferentes da cultura oriental tem crescido nos últimos anos. "Não são peças muito caras, mas dão charme ao ambiente."
A lanterna de vela marroquina, da L'Oeil (especializada em objetos marroquinos), em Pinheiros (zona sudoeste de SP), por exemplo, é vendida a partir de R$ 21.
Já um banco feito na Índia pode ser comprado por R$ 78 na loja Shanti, no mesmo bairro.
A dona da L'Oeil, Judith Adler Rosenhek, conta que o mais comum é as pessoas comprarem algumas peças. "Elas nunca decoram a casa toda no estilo étnico."
Para o arquiteto e decorador Sig Bergamin, 44, apesar de o uso de objetos orientais ter crescido nos últimos anos, ainda há uma certa resistência por parte dos clientes.
Ele diz que o segredo está na mistura de estilos. "As pessoas adotam os objetos apenas quando se trata de um ambiente mais esportivo, porque acham que as peças étnicas são rústicas. Mas elas, na verdade, não têm de combinar com nada."

Onde encontrar - Fases da Lua: r. Domingos de Moraes, 1.154, tel. (011) 571-9850; Ganesh: Morumbi Shopping, av. Roque Petroni Jr., 1.089, lj. 27, tel. (011) 240-4780; L'Oeil: praça Benedito Calixto, 182, tel. (011) 280-3143; Mercado Babilônia: r. Harmonia, 112, tel. (011) 210-9662; Shanti: r. Simão Alvares, 295, tel. (011) 883-8764.

Texto Anterior: Exclusividade eleva preço de cobertura
Próximo Texto: Bienal tem inscrições abertas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.