São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostre a sobrancelha

LAVÍNIA FÁVERO

Madona e Iman lançam a "nova" moda da franja no meio da testa
Madonna e Iman saíram na frente. O novo visual deste inverno é a franjinha curta e marcadinha, no meio da testa. Mas, desta vez, seguir a moda exige mais cuidado: o corte é indicado para pessoas jovens e que tenham cabelo liso.
Paolo Piagiolli, da PPM Estética, acredita que a tendência é forte, mas vai demorar a pegar no Brasil: "Vai ser preciso alguma atriz global aparecer na telinha de franja para as mulheres se convencerem de que o mercado está com a franja e começar a usá-la", diz.
No final dos anos 80, a franja acima da sobrancelha já foi moda após ter sido adotada por Regina Duarte e Lídia Brondi nas novelas.
Segundo o cabeleireiro Wanderley Nunes, do Studio W, a tendência é realmente de que, a cada cinco ou seis anos, os estilos de corte de cabelo se repitam.
Mas se depender dos cabeleireiros Regina Duarte não poderá voltar a usar a sua franjinha à la "Rainha da Sucata".
"A franja curtinha é para quem tem um estilo jovem, moderno. Não combina com pessoas clássicas", sentencia Mauro Freire. Para ele, a mulher que queira adotar o corte tem de ter um rosto fino, pescoço longo e ser alta.
Paolo já não é tão radical: "O profissional, que tem olho clínico pra essas coisas, deve aconselhar a cliente se o rosto dela combina com a franja ou não. Tem de ter muito cuidado, porque uma franja mal cortada pode acabar com a pessoa."
O cabeleireiro também desaconselha mulheres com mais de 35 anos a adotar o novo corte: "Mulheres mais velhas só devem usar franjinha se tiverem muita personalidade e um rosto muito chique, que combine com o novo estilo. Senão, fica ridículo".
Quem não possui as características necessárias e quer seguir a tendência pode optar por uma franja despontada, assimétrica, que dá mais leveza ao rosto. "Esse corte é ideal para mulheres de mais idade ou que tenham traços fisionômicos muito fortes", diz Wanderley.
Toninho, do Le Ciseau, também aposta na franja para o inverno, mas não acha que o corte reto e curto vá emplacar no Brasil: "O que as mulheres vão usar são as franjas desfiadas, que combinam com qualquer tipo de rosto."

Hair Mauro Freire
Beauty Marcos Costa (Angel)

Texto Anterior: O melhor uísque
Próximo Texto: Janelas nada indiscretas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.