São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documenta pode ser visitada pela rede

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Você quer ir à Documenta, mas não tem tempo, não tem dinheiro ou não conseguiu se programar? Não se preocupe! Dê um passeio pela mostra alemã em Kassel navegando na Internet (http://www.documenta.de).
Produzido em versão bilingue -alemão e inglês-, o site dá um histórico da mais importante mostra de arte contemporânea no mundo desde a sua fundação, em 1955.
O forte, porém, é sua preocupação com serviços, como horários, preços dos ingressos, visitas com monitoria, programas disponíveis, percurso da mostra.
O site não ajuda muito em um dos pontos cruciais da organização do evento: a reserva de hotéis, mas nem por isso deixa o visitante com uma mão na frente e outra atrás, informando telefone e fax da agência responsável (Kassel Service GMbh, tel. 00 49 561 707-7136, fax 00 49 561 707-7169 ou 707-7200).
Informa ainda, por exemplo, que Deutsche Bahn, a companhia local de trens, criou bilhetes especiais para a visita à cidade. O bilhete de ida e volta para Kassel, válido para duas pessoas, custa 99 marcos (entre 101 e 300 km) e 149 marcos (acima de 300 km). Cada marco alemão vale cerca de R$ 0,65.
O site entra ainda em alguns conceitos da curadora Catherine David, levantados principalmente em entrevistas, como a necessidade de a arte contemporânea ser analisada dentro de seu contexto social e político, e não apenas artístico. Por isso Catherine David fala em "atitudes artísticas" e não em "obras de arte" ao definir o período que lhe interessa apresentar: a partir do final dos anos 60.
A curadora organizou ainda o evento "100 Dias - 100 Convidados", para que grandes personalidades discutissem as perspectivas para as diversas áreas do conhecimento. A lista dos convidados está no site, mas é sujeita a alterações.
Convidou também dramaturgos, "webmakers", cineastas e radialistas para que produzissem projetos especiais para a mostra. A radialista brasileira Lilian Zaremba, por exemplo, criou o programa "Crab Nebula", em que aborda no rádio conceitos das performances de Tunga e Cabelo.
O site na Internet será responsável pela transmissão direta dos debates, programas de rádio e material informativo sobre o evento, e será atualizado diariamente.
A Documenta de Kassel vai ser inaugurada para o público no próximo sábado e vai até o dia 28 de setembro. Esta é a última edição da mostra no milênio. Acontece a cada cinco anos.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Webmakers convidados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.